Machucar-se nunca é legal, mas, quando acontece, precisamos tomar as medidas necessárias seja para conter um sangramento ou mesmo impedir que infeccione por falta de cuidados ou de higienização adequada.
De olho nisso, o Blog da PP trouxe este texto a fim de te mostrar como cuidar de ferimentos, explicando sobre os tipos de feridas, curativos e mais. Confira!
O que é ferimento?
Ferimento é qualquer lesão ou perturbação produzida em qualquer tecido por um agente externo, físico ou químico, e podem ser classificados como aberto ou fechado.
O ferimento aberto é assim chamado quando rompem a integridade da pele, expondo tecidos internos. Geralmente possui sangramento e poder ser denominados de feridas.
Os ferimentos fechados têm como causa as contusões e, neles, a pele se mantém íntegra. Porém, internamente há uma lesão, que, de acordo com as suas características, podem ser classificados como hematoma ou como equimose.
Hematoma
O hematoma é um ferimento fechado que se caracteriza por sangue acumulado abaixo da pele, com origem em traumas ou lesões. Pode ocorrer em qualquer lugar do corpo.
Equimose
A equimose ocorre quando pequenos vasos sanguíneos se rompem abaixo da pele, formando uma mancha vermelha, roxa ou azul.
Cuidados com os ferimentos
Confira abaixo os principais passos de como cuidar de ferimentos.
Higienização
O processo de higienização de ferimentos é essencial para evitar infecções.
Para higienizar ferimento aberto, lave as mãos com água corrente e sabão para garantir total assepsia no tratamento da ferida. Para limpeza do ferimento aberto, utilizar Solução fisiológica 0,9% e gaze estéril.
Para higienização de ferimento fechado, molhe o local ferido com Solução Fisiológica 0,9% e uma gaze estéril com movimentos rotatórios de leve, de forma rítmica e firme, iniciando a limpeza de dentro para fora, do local mais limpo para o mais contaminado.
Cobertura
Para cobertura de ferimentos, atualmente são utilizados alguns tipos de coberturas para curativos encontrados em farmácias, como Hidrogel, Age (Ácido Graxo Essencial) e Colagenase, e, em ferimentos leves como cortes rasos e arranhões, podem ser utilizadas pomadas específicas, as quais seu médico ou o farmacêutico da Preço Popular pode lhe indicar.
Manutenção do Curativo
A manutenção dos curativos também é muito importante. No caso de ferimentos abertos, a higienização e troca do curativo deve ser realizada a cada 24 horas.
No caso de ferimentos fechados, acompanhar evolução do ferimento a cada 2 dias, realizando a higienização da área e troca do curativo.
Tipos de curativos
Compressa de gaze não aderente ou não estéril
Compressa de gaze não aderente ou não estéril é muito boa, pois não gruda no ferimento e facilita a manutenção do curativo.
Micropore
O adesivo microporoso é ideal para fixação da gaze, não gruda na pele e facilita a remoção.
Curativo Adesivos
Para o tratamento de pequenas feridas como cortes, escoriações ou arranhões e pós-cirúrgicos, os curativos adesivos são os mais indicados.
Adaptic Compressa
As adaptic compressas são indicadas para feridas com nível de exsudato variando de alto a leve, pois evita aderência ao ferimento, por exemplo: queimaduras, enxertos, extração, procedimentos de reconstrução, incisões cirúrgicas, úlceras de perna e pressão.
Em caso de dúvidas sobre ferimentos, consulte seu médico e, em casos graves, procurar um pronto atendimento de imediato.
Agora que você já sabe como cuidar de ferimentos, confira 11 dicas para construir uma rotina saudável.