Como fazer o cabelo crescer rápido?

Não há forma milagrosa de fazer o cabelo crescer rápido. O que existe, na verdade, são hábitos de vida saudáveis, cuidados com a saúde dos fios e uma rotina de hidratação bem rigorosa. Além disso, é preciso considerar fatores genéticos e se há queda nas mechas, pois pode ser irreversível.

O crescimento capilar segue um ritmo médio, que varia conforme cada organismo. Em geral, um fio tem um ciclo de “vida” que dura entre dois a sete anos, como mostra a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Ainda segundo o órgão, em média, os cabelos crescem um centímetro por mês, podendo variar um pouco dependendo de hábitos, idade e fatores genéticos.

Em caso de dúvidas, consulte o seu dermatologista e não recorra a tratamentos milagrosos. Entretanto, algumas atitudes podem ajudar a dar mais saúde para os fios e, consequentemente, auxiliar no seu crescimento. Veja nossas 9 dicas para ajudar o cabelo a crescer!

1. Cuide da alimentação

O ideal é recorrer a alimentos ricos em proteínas. Por exemplo, carne vermelha, peixe, leite, ovos e iogurte. Os nutrientes presentes nessas comidas ajudam na formação de colágeno e queratina, os quais são fundamentais para ajudar na estrutura do cabelo.

Isso estimula o crescimento mais rápido, bonito e saudável das madeixas. Além disso, uma dieta baseada nesses alimentos pode contribuir para a saúde do coração, também.

2. Hidrate o cabelo

A hidratação capilar é uma etapa extremamente importante para a saúde dos fios. Esse hábito é relativamente simples e pode ajudar na rotina de autocuidado. O ideal é aplicar uma máscara capilar entre uma e três vezes na semana.

Além de contribuir para a saúde dos fios, a hidratação evita que eles fiquem ásperos, com frizz e pontas secas. Afinal, esse processo devolve a umidade perdida para a poluição, calor, suor etc. Parecido com o que um hidratante facial faz, sabe?

O ideal, em todos os casos, é manter — e obedecer — um cronograma capilar. Existem vários deles, com produtos de todas as faixas de preço e para todos os orçamentos. Consulte um profissional para saber qual é o melhor para os seus fios.

3. Não fume

Dermatologistas filiados à SBD alertam: o cigarro prejudica a saúde do cabelo, da pele e das unhas. Esse hábito prejudica a produção de colágeno, altera a hidratação da pele e causa um envelhecimento ao cabelo. Em parte dos casos, pode levar à calvície precoce, alopecia androgenética e afinamento progressivo dos fios.

Isso acontece porque o tabaco reduz o folículo capilar. Além disso, a SBD também aponta que o cigarro reduz o ciclo de vida de um fio. Ou seja, o couro cabeludo fica menos denso, mais rarefeito, dando a maior impressão de cabelos fracos, finos e ralos.

4. Aplique óleos essenciais

Daqui a pouco, falaremos sobre os benefícios da massagem no couro cabeludo. Então, continue a leitura!

Agora, é hora de falar dos benefícios de alguns óleos essenciais para a saúde e crescimento do cabelo. Especificamente, o óleo de prímula e óleo de alecrim ajudam a reduzir os danos aos folículos, fortalecem os fios e combatem a caspa. Veja como usá-los:

  • Misture algumas gotas dos óleos essenciais com óleo de coco;
  • Aplique diretamente no couro cabeludo seco;
  • Massageie por 10 minutos;
  • Lave o cabelo normalmente.

Outra opção, que deve ser usada sob a recomendação de um dermatologista, é o minoxidil.

4. Use os produtos corretamente

Tanto o shampoo quanto o condicionador e os demais cremes sem enxágue precisam ser usados de maneira correta. Por exemplo, os produtos pós-shampoo devem ser aplicados longe da raiz dos cabelos, assim, não prejudicam a circulação sanguínea na região.

Além disso, usar um bom protetor térmico é fundamental para pessoas que fazem escova, usam chapinhas e/ou secador. Nesses casos, o produto vai minimizar os danos causados pelo calor e, consequentemente, dar mais saúde para as madeixas.

Lembre-se que é preciso ter produtos de qualidade para o cabelo. Assim, você tem a certeza de ter o que há de mais tecnológico na sua busca por um crescimento dos fios de maneira saudável e mais rápido.

5. Evite bonés e chapéus

Os bonés, chapéus e afins podem ajudar — e muito — na proteção contra a exposição solar. Trataremos desse assunto daqui a pouco em nosso post! Contudo, o uso em excesso desses acessórios pode prejudicar o crescimento dos fios.

Ao contrário do conhecimento popular, o uso de boné não causa calvície, como mostra Clínica Leone. Entretanto, o uso do acessório pode levar a problemas na saúde dos fios, que agravam os fatores que fazem o cabelo cair. Afinal, os chapéus podem abafar a raiz dos cabelos e aumentar o risco de fungos na região.

6. Tome vitaminas

As vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Isso não seria diferente no caso da saúde capilar, não é? Estes nutrientes ajudam a manter a pele e o couro cabeludo saudáveis e fortes. Além disso, evitam danos causados por agentes externos e atuam como antioxidantes.

Para melhorar a saúde dos fios, busque sempre alimentos ricos em:

  • Vitamina A;
  • Vitamina C;
  • Vitaminas do complexo B.

O consumo correto de vitaminas é uma das principais dicas de beleza que alguém pode receber. Afinal, além de melhorar a saúde da pele e dos cabelos, elas também contribuem para o bom funcionamento do organismo.

7. Massageie o couro cabeludo

Massagear o couro cabeludo e pentear os cabelos estimulam a circulação sanguínea no local. Isso ajuda no crescimento dos fios. Por isso, massageie sempre que for lavar a região e, até mesmo, com os fios secos. No segundo caso, use a ponta dos dedos para fazer movimentos leves e circulares entre 5 e 10 minutos.

Para pentear os cabelos e estimular o crescimento dos fios, prefira escovas e pentes com cerdas macias. Além disso, use-os nos cabelos ainda úmidos. Outra opção é passar na cabeça para ajudar a espalhar os produtos de hidratação que falamos anteriormente.

8. Evite exposição ao sol

A exposição excessiva ao sol pode causar diversos problemas para a nossa vida. Os raios ressecam os fios, o tornam quebradiços e ainda prejudicam o couro cabeludo. Dessa maneira, seu cabelo pode ter um aumento na queda e perder o brilho.

Além disso, a exposição excessiva ao sol pode causar problemas como a insolação. Dessa maneira, utilize sempre protetores solares específicos para cada região do corpo — e isso também vale para os seus cabelos!

9. Tenha cuidado com tratamentos milagrosos

Como falamos no começo, não existe um tratamento antiqueda ou para fazer o cabelo crescer que seja tão milagroso quanto prometem. O que existe é um período de cuidados que pode melhorar o crescimento dos fios.

Em todo caso, você pode se consultar com o seu dermatologista de confiança, o qual analisará seu quadro e prescrever tratamentos como microagulhamento, carboxiterapia, entre outros.

Agora que você já sabe as melhores formas de fazer o cabelo crescer, continue a leitura e tire as dúvidas mais comuns sobre esse assunto. Confira!

O que faz o cabelo crescer de verdade?

O que faz o cabelo crescer são compostos como a biotina. Ela participa na formação da queratina, que tem um papel importante na fibra capilar. Além disso, melhora a hidratação da pele, do couro cabeludo e aumenta a resistência dos fios.

O que pode prejudicar o crescimento do cabelo?

O que prejudica o crescimento do cabelo são fatores genéticos e hábitos de vida. Por exemplo, produtos químicos, má alimentação, tabagismo e até mesmo algumas doenças como o Covid-19, como aponta a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Em todos os casos, é fundamental se consultar com um dermatologista antes de recorrer a qualquer tipo de tratamento antiqueda ou para o cabelo crescer. Apenas esse profissional da saúde será capaz de analisar cada caso e indicar quais são as ações corretas a serem seguidas.

Aqui no nosso blog nós temos diversas dicas de saúde e bem-estar. Por esse motivo, aproveite para ver nossa lista com as melhores máscaras faciais e exercite o autocuidado!

Deixe um comentário