Terapia complementar é um termo que abrange métodos não convencionais de tratamento. Esses procedimentos estão cada vez mais presentes no dia a dia dos brasileiros. Eles servem para tratar distúrbios psicológicos, como ansiedade, depressão e pânico e, também, patologias corporais como doenças respiratórias, cefaleias e outras.
Para o Ministério da Saúde esses métodos são considerados complementares, pois algumas enfermidades ainda requerem acompanhamento médico. No entanto, eles são cada vez mais recomendados por sua eficácia. Alguns deles você encontrar no SUS, como acupuntura, naturopatia, fitoterapia, musicoterapia, arteterapia e outros.
Continue a leitura e veja os 10 principais tratamentos alternativos!
10 principais terapias complementares
-
Acupuntura
A acupuntura é uma terapia realizada por meio de agulhas inseridas em pontos estratégicos do corpo.
Com origem oriental, essa prática auxilia no tratamento de distúrbios neurológicos, digestivos e respiratórios. Trata-se de um método reconhecido pelo Conselho Federal de medicina desde 1995.
Essa prática deve ser realizada por especialistas licenciados. A inserção da agulha estimula as terminações nervosas da pele e são muito recomendadas para compor o tratamento de doenças crônicas como rinite, bronquite, enxaquecas e também nos procedimentos pós-operatórios.
-
Fitoterapia
Os fitoterápicos são medicamentos feitos à base de plantas, passam por todo o processo que outro medicamento passa (testes, registro na Anvisa, etc.). A utilização de plantas através de chás e compressas, por exemplo, não é fitoterapia.
-
Aromaterapia
A aromaterapia é uma técnica de cura que utiliza óleos essenciais extraídos de plantas e raízes. Esse tipo de terapia foi criado para equilibrar, harmonizar e promover a saúde do corpo e da mente. É muito importante que esses compostos sejam orientados por um especialista, pois cada enfermidade exige uma composição específica.
Veja alguns dos compostos mais tradicionais e as suas indicações:
- Lavanda: utilizada em casos de estresse, dores de cabeça, insônia e problemas respiratórios;
- Alecrim: ideal para tratar o cansaço mental, falta de memória, enxaquecas, dores musculares, dores articulares e dificuldade de concentração;
- Camomila: aromaterapia para o excesso de estresse, tensão muscular, depressão e inflamação do sistema urinário;
- Canela: alivia as cólicas menstruais, cansaço físico e mental, tonturas, irritabilidade e promove relaxamento;
- Eucalipto: auxilia em problemas respiratórios, dores de cabeça e musculares e febre;
- Bergamota: utilizada para tratar casos de ansiedade, depressão, infecções da pele, asia e má digestão.
-
Meditação
A meditação é uma prática cultural milenar que surgiu na China. Trata-se de um método de relaxamento físico e mental que envolve a atenção plena para a respiração, controle de pensamentos e presentificação. Para que sejam alcançados resultados efetivos, o método deve ser exercitado diariamente — de preferência pelas manhãs ou a noite antes de dormir.
Entre os benefícios estão a redução da ansiedade, melhoria na respiração, concentração, humor e aumento da disposição. Além disso, essa terapia alternativa fortalece o sistema nervoso e imunológico, prevenindo doenças como as alergias emocionais.
-
Naturopatia
A naturopatia um tipo de terapia holística (práticas que visam a promoção da saúde e prevenção de doenças). O especialista naturoterapeuta analisa e trata os pacientes considerando aspectos físicos, energéticos, emocionais e sociais. Ela engloba diversas técnicas como massagens, acupuntura, exercícios e aconselhamento nutricional. Essa prática é ideal para:
- Terapia alternativa para ansiedade;
- Diminuir o estresse e a insônia;
- Alívio de angústia e traumas;
- Melhoria de estados depressivos;
- Alívio de dores físicas e mentais;
- Auxilio no combate de vícios;
- Aumento da energia vital;
- Redução do cansaço físico.
Esse tratamento foi institucionalizado no SUS como prática integrativa e complementar. Possui diversas vantagens para o corpo e mente, agindo na prevenção de inúmeras doenças!
-
Arteterapia
A arteterapia é uma prática que une a saúde à arte para promover a comunicação, expressão e aprendizado. Ela consiste na utilização de modalidades artísticas para trazer bem-estar, autoestima e tranquilidade aos pacientes.
O terapeuta integra diversas categorias da arte, como a pintura, desenhos, literatura, dança, música, audiovisual e fotografias. Esse procedimento ser aplicado de forma individual ou coletiva. Ele é ideal para amenizar os impactos de traumas e aliviar a tensão do dia a dia.
-
Apiterapia
A apiterapia é uma das práticas de medicina holísticas que tem como principal objetivo orientar o organismo para superar as barreiras imunológicas. Nesse método, são utilizados os produtos colhidos e transformados pelas abelhas. É considerada a forma de medicina alternativa mais antiga do mundo e trata enfermidades como:
- Reumatismo;
- Espondilite deformante;
- Artrite infectuosa;
- Úlceras;
- Asma bronquial
- Inflamações;
- Hipertensão;
- Cirrose hepática;
- Disfunções do sistema nervoso periférico;
- Esclerose múltiplas e outras.
Ou seja, ela auxilia muito em doenças comuns da meia-idade, respiratórias, cerebrais e hepáticas. É imprescindível que haja recomendação e acompanhamento médico para esse tipo de terapia. Pois ele envolve a picada de abelhas — mulheres grávidas e alérgicos ao veneno do inseto não podem receber esse tratamento.
-
Pilates e ioga
O pilates é um conjunto de exercícios realizados no solo ou em equipamentos específicos. Essa categoria visa o equilíbrio e conexão entre o corpo e a mente, restaurando a saúde em pessoas com condições patológicas e melhora qualidade de vida.
Entre os benefícios dessa prática esportiva estão a flexibilidade, alívio de dores, melhoria da postura, aumento da disposição, redução do estresse, colabora na perda de peso e aumenta a densidade óssea.
Já a ioga é uma prática milenar que combina flexibilidade, respiração, meditação e exercícios corporais. Ela colabora para o funcionamento do coração, regula a circulação sanguínea e equilibra os níveis do hormônio de estresse e promove relaxamento.
Ambas as práticas podem ser realizadas por pessoas de todas as idades. Caso você possua alguma doença corporal ou lesão, verifique com seu médico se é permitido realizar essas técnicas de tratamento e estilo de vida.
-
Reiki
Método criado no Japão que consiste na transferência energética. A terapia reiki acredita que é possível alinhar os centros de energia do corpo — conhecidos como chacras. Essa prática promove o equilíbrio energético e induz o bem-estar físico e mental.
Esse tratamento é ideal para aliviar o estresse, reduzir o impacto de traumas, dores físicas e sintomas emocionais.
-
Antroposofia
Esse tratamento consiste em um sistema integrativo — uma ampliação do método medicinal convencional que pode ser encontrada no SUS. Segundo a Sociedade Antroposófica, é baseado em métodos das ciências naturais, que permitem adentrar em todos os detalhes da natureza física de um organismo humano.
Essa prática serve para tratar o enfraquecimento do processo fisiológico. Seus medicamentos estimulam as forças autocurativas do corpo, ou seja, atuam no sistema imunológico. Ela serve para organizar os fenômenos vitais, físicos e espirituais.
Conforme a Universidade Federal de Goiás, o termo terapia significa prestar cuidados médicos ou tratamentos. Hoje, existem inúmeras terapias alternativas que podem complementar os métodos medicinais tradicionais. Essas técnicas auxiliam em diversas doenças como ansiedade, depressão, inflamações, patologias respiratórias, corporais e outras.
Aproveite e veja os 12 benefícios do magnésio, importante composto utilizado em medicamentos fitoterápicos. Cuide de sua saúde e bem-estar!



