Vacinas e sua importância para a saúde da população

Você sabia que, muito além de um item de proteção à saúde individual, as vacinas são medidas de saúde social? Isso mesmo!

Ao se vacinar, você protege a si próprio e ainda garante a não transmissão de doenças a terceiros, o que diminui a proliferação de infecções. Além disso, alcançando e mantendo um número alto de vacinação, as doenças podem ser eliminadas, como é o caso da poliomielite no Brasil, ou mesmo erradicadas, como aconteceu com a varíola no mundo.

Quer saber mais sobre vacinas e sua importância? Continue a leitura desse texto!

Impacto das vacinas na Saúde Pública

Vacinação

Que as vacinas impactam na saúde pública, você já sabe. Mas e o porquê?

A vacinação isolada ajuda a pessoa vacinada a se proteger, no entanto, os ganhos da vacinação coletiva são gigantescos.

A vacinação em massa é capaz de trazer muitos benefícios à população e deve ser sempre considerada como o principal meio de combate a doenças imunopreveníveis, que geralmente trazem grandes prejuízos às pessoas.

As vacinas trouxeram um meio eficaz de combate a doenças com alta taxa de mortalidade. Com isso, a expectativa de vida das pessoas ganhou, ao menos, 30 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Mas, além de pensar em maior tempo de vida, podemos pensar em mais anos com maior qualidade de vida, visto que as sequelas de diversas doenças estarão extintas devido à vacinação.

Desafios da vacinação atualmente

Apesar de a vacinação ser tão importante e já ter demonstrado sua eficácia, atualmente o mundo enfrenta um grande problema pois a cobertura vacinal está decaindo.

Com a queda no número de vacinações no Brasil, infecções graves e imunopreveníveis ameaçam voltar a atividade, colocando em risco toda a população mundial.

Um grande exemplo é o caso da pólio, infecção que acomete crianças e causa a chamada paralisia infantil. Para se ter uma ideia, de 2012 a 2022, os índices de vacinação contra essa infecção caíram de 96,5% para 77% no Brasil. Assim, corremos o risco de voltar a ter casos de paralisia infantil no país, o que não ocorre desde 1994.

A importância da vacinação em diferentes faixas etárias

No Brasil, o SUS disponibiliza as principais vacinas gratuitamente, para crianças, adolescentes e adultos. São vacinas que protegem contra doenças como tétano, rubéola, sarampo e tuberculose.

Quanto maior a cobertura vacinal de uma população, maior são os ganhos para a saúde. Dessa forma, entra-se em questão a necessidade de manter as cadernetas de vacinação em dia.

Para as crianças, que estão em construção do sistema imunológico, as vacinas são um passo à frente, pois auxiliam no fornecimento de agentes estimuladores de produção de anticorpos.

Para os adultos e adolescentes, algumas vacinas, que não podem ser aplicadas quando criança, precisam ser aplicadas. Além disso, há reforço de algumas, como é o caso da vacina do tétano que deve ser aplicada com regularidade para garantir sua eficácia.

Tipos de vacinas aplicadas pelo SUS

Vacina em crianças

Como dito anteriormente, o SUS disponibiliza uma ampla gama de vacinas necessárias para a saúde da população.

A maior parte delas é disponibilizada desde a infância. São elas:

  • BCG (Tuberculose);
  • Hepatite B;
  • Pentavalente (Difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenzae tipo b);
  • Poliomielite injetável;
  • Poliomielite oral;
  • Rotavírus;
  • Pneumocócica 10 valente (pneumonia, otite e meningites);
  • Febre amarela;
  • Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba);
  • DTP (difteria, tétano e coqueluche);
  • Meningocócica conjugada tipo C (meningite);
  • Influenza (vacina da gripe — também disponível na Preço Popular);
  • Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela);
  • Hepatite A.

Para a adolescência e a fase adulta, o número de vacinas é menor. Confira quais são elas:

  • HPV (papilomavírus humano);
  • dTpa (difteria, coqueluche e tétano para gestantes);
  • Dupla adulto – dT (difteria e tétano);
  • Febre amarela;
  • Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba);
  • Hepatite B.

No entanto, apesar de o SUS trazer gratuitamente muitas das vacinas necessárias, algumas outras só estão disponíveis em farmácias e clínicas particulares.

A Farmácia Preço Popular tem as melhores vacinas com um precinho que cabe no seu bolso. São itens como vacina da gripe, vacina contra catapora e muito mais.

Conclusão

As vacinas são muito importantes para a saúde pública num geral, por isso, devem ser consideradas como a principal forma de prevenção e combate a doenças imunopreveníveis.

Com elas, essas infecções são tratadas de forma muito mais eficiente, controlando ou mesmo eliminando os casos.

No entanto, vale lembrar que, mesmo que a eliminação seja alcançada, enquanto não houver erradicação da doença no mundo, a vacinação se fará necessária, pois os agentes infecciosos podem vir de outras regiões, onde ainda há contaminação.

Por isso, olhe sua caderneta de vacinação e confira quais vacinas ainda faltam para completá-la. Se faltar alguma disponibilizada pelo SUS, corre em um posto de saúde e garanta sua proteção. No caso de faltar alguma não disponibilizada gratuitamente, dê uma olhada no site da Farmácia Preço Popular e tome já sua vacina.

Deixe um comentário