10 benefícios do magnésio: importância e recomendações

Você sabia que o magnésio é um cofator na produção de mais de 300 sistemas de enzimas que regulam as reações bioquímicas do nosso corpo?

As sínteses de proteínas, funções musculares e neurais, controle da glicose sanguínea e regulação da pressão são alguns exemplos desses sistemas.

O Blog da PP preparou este post detalhando os principais benefícios comprovados do magnésio para que você possa entender mais a fundo a atuação fundamental desse mineral na nossa saúde.

Acompanhe a leitura e, para comprar estas e outras vitaminas e suplementos por preços baixos, acesse a Farmácia Preço Popular.

Principais benefícios do magnésio para a saúde

1. Contribui para as funções neurológicas

O magnésio é requerido para a produção de energia pela glicólise, para a fosforilação oxidativa (processo participante dos mecanismos de regulação das proteínas) e para várias outras funções neurológicas.

O mineral contribui até para o desenvolvimento estrutural dos ossos e para a síntese de RNA e DNA!

Com isso em mente, não é de surpreender que alguns estudos descobriram que uma concentração satisfatória de magnésio no cérebro consegue aumentar a elasticidade dos neurônios e incentivar a atividade cerebral da zona da memória, impactando a nossa capacidade de aprendizado e memória de curto e longo prazo.

2. Fortalece os ossos

Como cumpre um papel no transporte ativo dos íons de cálcio e potássio pelas membranas celulares, o magnésio é um participante essencial da formação e fortalecimento de nossos ossos e articulações.

Não se convenceu ainda? Então saiba que esse mineral também impacta a quantidade de hormônios paratireoides que temos, o que significa que atua na regulação dos níveis de cálcio e da vitamina D, uma substância que aumenta a absorção do próprio cálcio do organismo.

Como argumento final que mostra o quão importante o magnésio é para a nossa saúde óssea, podemos falar que a sua deficiência é considerada um fator de risco para a osteoporose.

Há evidências de que o mineral está ligado à densidade dos ossos – o magnésio presente nos ossos equivale a 40 a 60% de todo o mineral presente no nosso corpo!

3. Combate crises de asma

Como se trata de uma doença respiratória que envolve a falta de ar gerada pela contração das paredes dos brônquios, alguns estudos iniciais indicam que o magnésio pode contribuir para o combate das crises de asma: o mineral é capaz de relaxar essas estruturas, facilitando a passagem das correntes de ar.

4. Ajuda a evitar dores de cabeça

Da mesma forma que consegue dilatar os brônquios, o magnésio também consegue agir nos vasos sanguíneos do crânio. Bem surpreendente, né?

Isso pode prevenir a enxaqueca e diversos outros tipos de dor de cabeça que incomodam, e, às vezes até impedem o seguimento do nosso dia a dia.

5. Previne e alivia distúrbios de humor

Infelizmente, os distúrbios de humor – ansiedade, estresse e depressão – fazem parte da vida de muitas pessoas. E como o magnésio pode ajudar?

Bom, da mesma forma que essas questões reduzem as quantidades de magnésio do nosso organismo, a deficiência do mineral também pode acabar causando tais transtornos.

Isso acontece porque o magnésio é um grande participante da nossa formação de serotonina, um neurotransmissor que promove as sensações de bem-estar e contentamento.

O hormônio da serotonina ajuda a diminuir a ansiedade e estresse, controlar oscilações de humor e manter a nossa saúde mental em dia.

6. Reduz as cólicas menstruais

Se for tomado regularmente antes da menstruação, o magnésio pode contribuir para amenizar as cólicas e a tensão pré-menstrual, a famosa TPM.

7. Diminui os riscos de doenças cardíacas

A hipertensão é um dos grandes fatores de riscos para doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

O magnésio atua como um regulador da pressão arterial e redutor do acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, diminuindo as chances do desenvolvimento de derrames e doenças cardiovasculares.

8. Ajuda no tratamento da diabetes

A produção de insulina, o transporte de açúcar pelo corpo e o processo de metabolização de glicose dependem fortemente da presença de magnésio no nosso organismo.

E, assim como acontece no setor dos distúrbios de humor, a deficiência do mineral pode ser um fator de risco para a manifestação da diabetes.

9. Diminui problemas de contração muscular

Como tem um papel no transporte ativo dos íons de cálcio e potássio, o magnésio atua também na condução de nervos e na contração de músculos.

Para quem pratica atividades físicas, isso é especialmente importante. Afinal, o ganho de massa muscular magra e manutenção de uma vida ativa dependem fortemente desses aspectos!

10. Auxilia no combate da azia e da má digestão

Na forma de hidróxido de magnésio, o mineral está presente em antiácidos e medicamentos laxantes que auxiliam no combate da azia e da má digestão.

Aliás, se quiser entender a fundo essa condição incômoda do aparelho digestivo e saber como evitá-la, descubra o que causa azia e veja 10 alimentos para evitá-la.

Para finalizar o post, fique com a recomendação do Hospital Sírio Libanês: por mais que tenha um papel fundamental, na maioria dos casos não é necessário suplementar o magnésio regularmente.

A carência desse mineral é rara e quase nunca afeta pessoas saudáveis – caso não tenha uma recomendação médica, aposte numa alimentação baseada com legumes e frutas, e a quantidade diária de magnésio requeridos pelo organismo já serão supridos.

Deixe um comentário