10 alimentos bons para o coração | Farmácia Preço Popular

Crescemos ouvindo sobre a importância de se alimentar com qualidade, buscando evitar alimentos com excesso de gordura e açúcar, não é mesmo?

Independentemente se demos ouvido a esses ensinamentos ou não, é fato que, ao passo em que vamos envelhecendo, nossa saúde começa a requerer mais atenção e cuidados, em especial o coração.

Se você está em busca de hábitos mais saudáveis para sua vida, a alimentação é um ótimo passo para começar. Continue sua leitura e confira os melhores alimentos para cuidar melhor da saúde cardíaca!

1. Azeite de oliva

O azeite de oliva é um ótimo alimento para ajudar a manter a saúde do coração, porque possui ômega 9 – a chamada gordura monoinsaturada, que auxilia na redução do colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos.

Apesar de ser um alimento muito utilizado no preparo de frituras e alimentos cozidos, a recomendação é que o consumo do azeite de oliva seja in natura, sem passar por nenhum processo culinário com altas temperaturas. Isso ajuda a manter todas as suas propriedades!

Além disso, recomendamos também que seja consumido o azeite extra virgem. Esse termo quer dizer que o produto não recebeu nenhum óleo vegetal como aditivo em sua fórmula, já que é comum que seja adicionado óleo de soja, canola, etc.

Para se manter como um alimento saudável por bastante tempo, é preciso armazenar seu azeite de oliva distante da luz e do calor, como dentro de um armário.

Leia também: O que causa azia? Veja 10 alimentos para evitar!

2. Soja

A soja é um alimento que, além de saudável, pode ser preparado de diversas formas para o consumo.

Dentre seus benefícios, é possível citar o controle do colesterol total e do LDL (o colesterol ruim), mas também as suas propriedades capazes de controlar a glicose do sangue, a pressão arterial e até mesmo o ganho/perda de peso.

3. Peixe

Existem peixes que podem trazer muitos benefícios para a saúde do corpo como um todo, mas especialmente para o coração. Os mais conhecidos são o atum, a sardinha e o salmão.

Os peixes são considerados tão saudáveis assim porque são ricos em ômega 3 – uma gordura poli-insaturada que traz vários efeitos benéficos ao corpo, como controle do colesterol, glicose, pressão arterial e mais.

A recomendação é que os peixes marquem presença em suas refeições ao menos 3 vezes na semana. Você também pode consumir o ômega 3 por meio de suplementos alimentares, o que, em muitos casos, é recomendado devido à presença de mercúrio (um metal líquido tóxico de efeito cumulativo) em pescados em águas contaminadas.

4. Alho e tomate

O alho é um alimento muito usado para temperar e dar sabor a diversos alimentos que consumimos em nossas refeições, mas você sabia que ele possui propriedades antioxidantes e ajuda a diminuir o colesterol LDL?

Além disso, é um ótimo atuante contra bactérias e inflamações no corpo, tudo graças a seus compostos sulfúricos que são benéficos ao corpo.

Já o tomate é um alimento que possui altos índices de licopeno, o que o torna capaz de impedir os radicais livres no organismo e ainda promove uma limpeza nas artérias.

5. Frutas Vermelhas

As conhecidas frutas vermelhas, como amora, framboesa, morango, maçã, uva e mirtilo, também podem contribuir com a saúde de seu coração.

Isso porque possuem antioxidantes que impedem os radicais livres e possuem um alto teor de água e sais minerais, que ajudam a dilatar os vasos sanguíneos para combater a pressão arterial.

Elas podem ser comidas em sua forma natural ou em sucos. Em ambas as formas, seus benefícios são absorvidos pelo corpo normalmente.

A uva, em especial, possui ácidos fenólicos, flavonoides e resveratrol que ajudam a cuidar do coração, elevando os níveis do bom colesterol.

Você já ouviu falar que o vinho tinto faz bem para o coração? É justamente pela presença desses elementos, já que a uva é matéria-prima do vinho.

Leia também: Alergia emocional: o que é e como identificar?

6. Aveia

A aveia é outro alimento que traz benefícios para o coração. Com um alto teor beta glucana em sua composição, a aveia pode reduzir o colesterol e os níveis de açúcar no corpo.

Você pode consumir a aveia em várias refeições de seu dia – desde o café da manhã até o jantar. Isso não será um desafio, pois é possível encontrar aveia em farelo, farinha ou mesmo em flocos, possibilitando uma infinidade de receitas.

Caso você não goste da ideia de inserir esse alimento no seu cardápio devido ao seu gosto/textura, saiba que a aveia pode ser usada como ingrediente no preparo de pães, iogurte, salada de frutas e outros.

Ou seja, ela não precisa ser um elemento proeminente nos pratos, pode vir de maneira discreta e quase imperceptível. É um dos alimentos desta lista que melhor pode ser disfarçado dessa forma!

7. Chocolate Amargo

Se você é apaixonado(a) por chocolate, saiba que ele também pode ajudar nos cuidados de seu coração. Mas calma lá: é preciso controlar a dose diária e só vale para chocolates amargos a partir de 70%.

O chocolate amargo tem propriedades antioxidantes que podem ajudar a reduzir o colesterol ruim. Além disso, o chocolate pode ajudar na formação de coágulos, inflamações e até mesmo na pressão sanguínea.

8. Linhaça

A linhaça é a semente do linho, um alimento que, além de todas as propriedades nutritivas, também é um ótimo auxiliar na saúde do coração.

Dentre suas propriedades, podemos citar ômega 3, 6 e fibras que trazem equilíbrio aos níveis de colesterol e glicose no sangue. Essas propriedades acarretam na redução do ritmo do envelhecimento celular e aumento da defesa orgânica no corpo.

9. Espinafre

Aprendemos desde criança que o espinafre é um alimento que traz inúmeros benefícios para o corpo. Mas você já parou para pensar quais são eles?

O espinafre é uma erva com alto teor de flavonoides, que atuam no corpo como antioxidantes e agentes anticancerígenos. Além disso, é possível encontrar fibra, folato, luteína, magnésio e potássio nesse vegetal.

Juntos, esses nutrientes são essenciais para manter a saúde de seu coração em dia, mas lembre-se que, para notar efeitos, a ingestão de espinafre e outros alimentos com essas propriedades deve ser diária.

10. Frutos Secos

Uma ótima maneira de cuidar do coração é por meio da ingestão de alimentos com gordura monoinsaturada, exatamente o tipo de gordura que os frutos secos possuem grandes quantidades.

Quando pensamos em cuidados com o coração, os frutos secos são ótimos auxiliares uma vez que no corpo, reduzem os níveis de colesterol mau (LDL) e elevam os níveis de colesterol bom (HDL).

Os frutos secos incluem nozes, ameixas, alperces, amêndoas, pistaches, amendoins, castanhas de caju, avelãs, pinhões, uvas passas, tâmaras, avelãs, entre outros.

O que você achou deste conteúdo? Quais desses alimentos já fazem parte de sua alimentação rotineira? Esperamos que tenha gostado deste post e que tenhamos ajudado a se informar melhor sobre a relação entre alimentação e saúde do coração!

Aproveitando o assunto, que tal conferir nosso post sobre como baixar o colesterol com alimentos saudáveis? Ele vai te mostrar mais opções para inserir nos cardápios e fortalecer a sua saúde!

Deixe um comentário