A rotina skincare, em português rotina de cuidados com a pele, são boas práticas com a pele feitas todos os dias. É uma das ações para manter o rosto saudável e livre de impurezas. A pele fica radiante com a rotina em dia.
Para ter resultados, é fundamental entender o próprio tipo de pele e saber quais os produtos adequados, por isso, preparamos o passo a passo abaixo:
1° passo: identificar o tipo de pele
A pele pode ser seca, oleosa, normal e mista, e cada uma delas precisa de tratamento apropriado. Se uma pele oleosa recebe uma hidratação constante, os poros podem ficar sobrecarregados com o sebo e o creme deteriora a saúde da pele.
Veja a seguir os tipos de pele e identifique a sua:
Seca: pele sem brilho e a luminosidade saudável, também perde bastante água e os poros ficam pouco visíveis. É áspera, vermelha e sensível à descamação.
Oleosa: o oposto da pele seca. Possui muito brilho, por conta do sebo. É suscetível a formação de espinhas, cravos e acnes. Os poros são visíveis (bem dilatados) e a pele é espessa.
Normal: pouca oleosidade, por isso o brilho é natural e saudável. Não é ressecada e conta com poros pequenos e discretos. Além disso, a textura é macia.
Mista: a pele mista é a junção da oleosa e seca. É seca nas bochechas, mas na zona T – testa, nariz e queixo – é oleosa. É áspera nas regiões secas e suscetível a descamação, enquanto nas demais áreas é macia e há espinhas, cravos e acne.
2° passo: entender o estado da pele
As peles mudam o estado conforme a alimentação, variações de hormônios, rotina de cuidados e ambientes em que estão. Por isso, uma pele seca, nem sempre está ressecada. Depende do momento.
Antes de investir nos produtos específicos é preciso diferenciar o tipo e o estado que se encontra. O tipo de pele é constante, não importa os agentes externos ou internos, ela sempre “volta a ser o que era antes”.
Enquanto o estado pode durar alguns dias ou semanas, depende dos fatores que citamos anteriormente.
Confira também – O que é BB Cream? É diferente da base? Entenda
3° passo: comprar produtos adequados
Após analisar o tipo de pele e o estado que se encontra, é o momento de buscar os dermocosméticos adequados. Aqui, você precisa tomar dois cuidados. Primeiro: tratar o estado da pele e segundo: cuidar do tipo de pele.
Por exemplo, foi à praia e a pele está vermelha e ardente. A primeira ação é cuidar da insolação, posteriormente realizar a rotina de cuidados.
Depois de levar esses fatores em consideração, confira o checklist de skincare que você precisa investir:
- Sabonetes;
- Tônicos;
- Hidratantes;
- Protetor solar;
- Algodão em disco;
- Lenço umedecido.
Extra: aposte no gua sha, um acessório de massagem facial feito de pedra. As técnicas de raspagem e modelagem incentivam a circulação de todo o rosto.
4°passo: organizar um local, produtos e horário
Realizar a mesma ação todos os dias requer disciplina, que tal facilitar a rotina? Disponha de um espaço para organizar os produtos do skincare (o melhor lugar é o banheiro ou lavabo).
Utilize uma caixa organizadora para colocar item por item – aqui, deixe as embalagens maiores atrás e as menores à frente. Assim, todos os processos ficam visíveis e de fácil acesso.
Não deixe os produtos espalhados sobre o balcão, pois é um local molhado e pode danificar algum item.
O melhor horário para fazer skincare é a noite, já que a pele entra em contato com impurezas, poluição e sujidades o dia inteiro e, antes de dormir, é essencial higienizá-la.
5° passo: realizar a skincare na ordem correta
A rotina de cuidados com pele é bem sucedida quando segue um padrão, uma vez que o processo anterior prepara a pele para a make e garante um belo resultado homogêneo. Veja a ordem correta do skincare:
1. Limpeza
A limpeza é para retirar os resíduos de maquiagem, poluentes, oleosidades, impurezas e poeiras. Dessa forma, os poros ficam livres para receber os nutrientes das próximas etapas.
Utilize sabonetes líquidos, água corrente e lenço umedecido para realizar o processo. Quando necessário, faça a esfoliação para retirar as sujidades espessas.
2. Tonificação
A tonificação é complementar à limpeza, uma vez que retira os vestígios mais profundos dos poros que ficaram após a etapa anterior.
Os tônicos faciais contam com propriedades reguladoras que equilibram o pH da pele. Além disso, os nutrientes fortalecem as primeiras camadas epidérmicas e reduzem o tamanho dos poros.
3. Hidratação
A hidratação é feita com cremes compostos por fórmulas químicas, ativos, antioxidantes, vitaminas e nutrientes específicos para cada pele.
Essa etapa preza pela manutenção da elasticidade e maciez da pele. Aliás, você pode passar hidratante para regiões determinadas, como sérum para sobrancelha e cílios, hidrantes de lábios e rejuvenescedores para olhos.
4. Fotoproteção
A etapa da fotoproteção é essencial para prevenir o envelhecimento precoce, pintas, sardas, manchas e câncer de pele.
Os protetores solares criam uma camada extra sobre a epiderme e evita que os raios ultravioletas e luz azul prejudiquem a pele do rosto.
A aplicação do protetor solar deve ser feita sempre que expor a pele ao Sol, mormaço e luz azul (telas de computadores, por exemplo).
E não deixe de passar a noite quando sair para lugares super iluminados, pois as luzes emitidas pelas lâmpadas (de LED, incandescentes ou halógenas) também são prejudiciais à pele.
Confira também – Melhor protetor solar — 6 indicações da Preço Popular
Dicas extras para potencializar o resultado
A rotina de cuidados com a pele é excelente. Mas, caso você queira um resultado visível mais rápido, alie a rotina com as boas práticas a seguir:
- Tenha uma alimentação saudável, rica em antioxidantes e fibras;
- Beba bastante água, em média 35ml por Kg corporal;
- Coma alimentos com colágeno;
- Evite tomar banhos demorados e quentes demais;
- Não use substâncias tóxicas, como tabaco.
Com esse passo a passo ficou mais fácil montar a rotina de skincare, concorda? Continue acompanhando o blog Preço Popular e sempre receba informações úteis e práticas!
Outros posts que você pode gostar: