Rotina skincare: veja como montar a sua em 5 passos

A rotina skincare, em português rotina de cuidados com a pele, são boas práticas com a pele feitas todos os dias. É uma das ações para manter o rosto saudável e livre de impurezas. A pele fica radiante com a rotina em dia.

Para ter resultados, é fundamental entender o próprio tipo de pele e saber quais os produtos adequados, por isso, preparamos o passo a passo abaixo:

1° passo: identificar o tipo de pele

A pele pode ser seca, oleosa, normal e mista, e cada uma delas precisa de tratamento apropriado. Se uma pele oleosa recebe uma hidratação constante, os poros podem ficar sobrecarregados com o sebo e o creme deteriora a saúde da pele.

Veja a seguir os tipos de pele e identifique a sua:

Seca: pele sem brilho e a luminosidade saudável, também perde bastante água e os poros ficam pouco visíveis. É áspera, vermelha e sensível à descamação.

Oleosa: o oposto da pele seca. Possui muito brilho, por conta do sebo. É suscetível a formação de espinhas, cravos e acnes. Os poros são visíveis (bem dilatados) e a pele é espessa.

Normal: pouca oleosidade, por isso o brilho é natural e saudável. Não é ressecada e conta com poros pequenos e discretos. Além disso, a textura é macia.

Mista: a pele mista é a junção da oleosa e seca. É seca nas bochechas, mas na zona T – testa, nariz e queixo – é oleosa. É áspera nas regiões secas e suscetível a descamação, enquanto nas demais áreas é macia e há espinhas, cravos e acne.

Ilustração com os diferentes tipos de pele

2° passo: entender o estado da pele

As peles mudam o estado conforme a alimentação, variações de hormônios, rotina de cuidados e ambientes em que estão. Por isso, uma pele seca, nem sempre está ressecada. Depende do momento.

Antes de investir nos produtos específicos é preciso diferenciar o tipo e o estado que se encontra. O tipo de pele é constante, não importa os agentes externos ou internos, ela sempre “volta a ser o que era antes”.

Enquanto o estado pode durar alguns dias ou semanas, depende dos fatores que citamos anteriormente.

Mulher analisando o estado da sua pele

Confira também – O que é BB Cream? É diferente da base? Entenda

3° passo: comprar produtos adequados

Após analisar o tipo de pele e o estado que se encontra, é o momento de buscar os dermocosméticos adequados. Aqui, você precisa tomar dois cuidados. Primeiro: tratar o estado da pele e segundo: cuidar do tipo de pele.

Por exemplo, foi à praia e a pele está vermelha e ardente. A primeira ação é cuidar da insolação, posteriormente realizar a rotina de cuidados.

Depois de levar esses fatores em consideração, confira o checklist de skincare que você precisa investir:

  • Sabonetes;
  • Tônicos;
  • Hidratantes;
  • Protetor solar;
  • Algodão em disco;
  • Lenço umedecido.

Zoom no rosto de uma mulher para mostrar os poros

Extra: aposte no gua sha, um acessório de massagem facial feito de pedra. As técnicas de raspagem e modelagem incentivam a circulação de todo o rosto.

4°passo: organizar um local, produtos e horário

Realizar a mesma ação todos os dias requer disciplina, que tal facilitar a rotina? Disponha de um espaço para organizar os produtos do skincare (o melhor lugar é o banheiro ou lavabo).

Utilize uma caixa organizadora para colocar item por item – aqui, deixe as embalagens maiores atrás e as menores à frente. Assim, todos os processos ficam visíveis e de fácil acesso.

Não deixe os produtos espalhados sobre o balcão, pois é um local molhado e pode danificar algum item.

O melhor horário para fazer skincare é a noite, já que a pele entra em contato com impurezas, poluição e sujidades o dia inteiro e, antes de dormir, é essencial higienizá-la.

Produtos de skincare organizados num gabinete

5° passo: realizar a skincare na ordem correta

A rotina de cuidados com pele é bem sucedida quando segue um padrão, uma vez que o processo anterior prepara a pele para a make e garante um belo resultado homogêneo. Veja a ordem correta do skincare:

1. Limpeza

A limpeza é para retirar os resíduos de maquiagem, poluentes, oleosidades, impurezas e poeiras. Dessa forma, os poros ficam livres para receber os nutrientes das próximas etapas.

Utilize sabonetes líquidos, água corrente e lenço umedecido para realizar o processo. Quando necessário, faça a esfoliação para retirar as sujidades espessas.

Mulher lavando o seu rosto na pia

2. Tonificação

A tonificação é complementar à limpeza, uma vez que retira os vestígios mais profundos dos poros que ficaram após a etapa anterior.

Os tônicos faciais contam com propriedades reguladoras que equilibram o pH da pele. Além disso, os nutrientes fortalecem as primeiras camadas epidérmicas e reduzem o tamanho dos poros.

Mulher tonificando a sua pele com um disco de algodão

3. Hidratação

A hidratação é feita com cremes compostos por fórmulas químicas, ativos, antioxidantes, vitaminas e nutrientes específicos para cada pele.

Essa etapa preza pela manutenção da elasticidade e maciez da pele. Aliás, você pode passar hidratante para regiões determinadas, como sérum para sobrancelha e cílios, hidrantes de lábios e rejuvenescedores para olhos.

Mulher hidratando seu rosto com um creme

4. Fotoproteção

A etapa da fotoproteção é essencial para prevenir o envelhecimento precoce, pintas, sardas, manchas e câncer de pele.

Os protetores solares criam uma camada extra sobre a epiderme e evita que os raios ultravioletas e luz azul prejudiquem a pele do rosto.

A aplicação do protetor solar deve ser feita sempre que expor a pele ao Sol, mormaço e luz azul (telas de computadores, por exemplo).

E não deixe de passar a noite quando sair para lugares super iluminados, pois as luzes emitidas pelas lâmpadas (de LED, incandescentes ou halógenas) também são prejudiciais à pele.

Mulher aplicando protetor solar no seu rosto

Confira também – Melhor protetor solar — 6 indicações da Preço Popular

Dicas extras para potencializar o resultado

A rotina de cuidados com a pele é excelente. Mas, caso você queira um resultado visível mais rápido, alie a rotina com as boas práticas a seguir:

  • Tenha uma alimentação saudável, rica em antioxidantes e fibras;
  • Beba bastante água, em média 35ml por Kg corporal;
  • Coma alimentos com colágeno;
  • Evite tomar banhos demorados e quentes demais;
  • Não use substâncias tóxicas, como tabaco.

Com esse passo a passo ficou mais fácil montar a rotina de skincare, concorda? Continue acompanhando o blog Preço Popular e sempre receba informações úteis e práticas!

Outros posts que você pode gostar:

Melhor creme para área dos olhos: TOP 10 | Preço Popular

O que é água termal? Conheça os seus 8 benefícios

Deixe um comentário