Água micelar: para que serve e como usar?

Para manter a beleza e proteção do nosso rosto, há dois hábitos que devem fazer parte da nossa rotina de cuidados diários: a higienização e hidratação. Na busca por produtos faciais que melhor cumprem esses aspectos, você provavelmente vai se deparar com a água micelar.

Esse item tem chamado muita atenção por conta de sua multifuncionalidade incrível, mas ainda costuma ser confundido com os removedores de maquiagem (ou demaquilantes). Neste post, nós, do Blog da Farmácia Preço Popular, viemos explicar a fundo tudo sobre esse produto que limpa e cuida suavemente da pele.

Se você quer entender o que é, para que serve, quais os benefícios, quando usar, como usar, se é diferente de tônico e tudo mais sobre a água micelar, acompanhe a leitura!

O que é a água micelar?

O nome pode não ser tão familiar no nosso vocabulário, mas a água micelar nada mais é do que um produto de aplicação facial que conta com diversas funções valiosas para a nossa saúde e beleza.

A principal dessas funções é a limpeza, pois a água micelar é a substância que melhor consegue limpar profundamente a pele sem fazer arder ou sequer irritá-la, pois respeita o seu equilíbrio fisiológico.

Bem legal, né? Especialmente para peles finas e/ou sensíveis, esses critérios são indispensáveis num produto de limpeza. Outra funcionalidade da água micelar que vale a pena mencionar é o cuidado que entrega à derme através de suas estruturas micelares.

Outro nome complicado cujo significado é bem simples: como ímãs ou esponjas, as estruturas globulares chamadas de micelas absorvem a poluição, poeira, fumaça, oleosidade, resíduos de maquiagem e outras sujeiras que se depositam sobre a nossa pele ao final dos dias.

Logo, podemos perceber que a água micelar é bem mais que um demaquilante, pois, além de remover a maquiagem e outras substâncias residuais, ainda é capaz de agir como um tônico que hidrata e purifica a pele.

O produto pode ser usado por diferentes tipos de pele e idades, já que costuma vir sem conservantes, aditivos químicos ou álcool.

Para que serve água micelar?

Resumidamente, a água micelar serve para deixar a pele mais saudável e bonita por meio de sua limpeza e purificação delicada, mas profunda. Você já tinha pensado que era possível remover a maquiagem e as impurezas enquanto ainda cuida do rosto?

Manter a pele sempre limpa, remover a maquiagem ao final do dia e garantir que impurezas como óleo e resíduos de poluição fiquem longe já faz parte da rotina de skincare de todas nós, então por que não reunir todas essas etapas num produto só, não é mesmo?

A água micelar é formulada para realizar essa funções e até mais, dependendo do produto.

Quando usar água micelar?

Como regra geral, use toda vez que precisar de uma limpeza rápida na pele, como ao deitar na cama depois de um dia longo estressante ou ao acordar na pressa para começar o dia.

mulher passa agua micelar no rosto

Dependendo do produto e das suas necessidades pessoais, a água micelar pode substituir o tônico, o demaquilante e até o sabonete ou gel de limpeza. Ah, e para ainda mais praticidade, existem até lenços de limpeza que já vem com essa substância.

Aliás, você sabia que o metabolismo das células aumenta enquanto dormimos? Esse é o famoso ‘sono de beleza’!

Como esse momento é essencial para a pele se renovar, limpar, purificar e hidratar o rosto com a água micelar antes de dormir é uma boa pedida. À noite, use para desobstruir poros e remover resíduos de maquiagem.

Mas, durante o dia, higienizar os poros e deixá-los sem resquícios de maquiagem ou impurezas é igualmente importante, pois abre caminho para a respiração celular e oferece o nível de água necessário para que as células continuem se renovando adequadamente. Pela manhã, use a água micelar depois de lavar o rosto e antes de aplicar o protetor solar e a maquiagem.

Leia também – O que é água termal? Conheça os seus 8 benefícios

Qual a diferença entre tônico e água micelar?

A diferença entre esses dois produtos é que, enquanto o tônico tem a função exclusiva de tonificar a pele, a água micelar pode limpar, demaquilar, retirar impurezas e ainda tonificá-la. Há opções de águas micelares no mercado que ainda suavizam, hidratam, refrescam e purificam o rosto.

Tem que lavar o rosto depois da água micelar?

Não, esse produto não precisa de enxágue, basta aplicar no rosto com um disco de algodão e pronto. Isso acontece porque a sua fórmula não é oleosa (a não ser no caso da água micelar bifásica), então não corremos o risco de sobrecarregar a pele com doses extras de óleo, além de que, por ser um tipo de água, o produto é absorvido rapidamente pela derme.

Na verdade, não lavar o rosto depois de usar a água micelar e deixá-la agir continuamente pode ser beneficial, pois a sua hidratação pode agir melhor.

O único cuidado é que, caso você esteja com uma maquiagem bem pesada, pode ser necessário repetir o processo de aplicação da água micelar até que o algodão saia sem resíduos.

Leia também – Como aliviar a rinite rápido: 8 soluções para a crise

O que passar depois da água micelar?

Pela manhã, depois de lavar o rosto e/ou aplicar a água micelar, você pode passar o hidratante ou antioxidante de sua preferência, protetor solar e a maquiagem. As máscaras e esfoliações podem ser feitas regularmente conforme a sua rotina de skincare pede.

À noite, as etapas que vem depois da água micelar são as de aplicar algum ácido (com ou sem clareador) e um hidratante. Para as peles espessas ou acneicas, a água micelar deve ser um item complementar, sem dispensar os produtos tradicionais recomendados pelo seu dermatologista.

mulher aplica agua micelar com um disco de algodao

E então, gostou de conhecer mais para que serve esse produto maravilhoso e como usá-lo? Na Farmácia Preço Popular, temos diversas marcas renomadas. Lá, você encontra: Beyoung, Bioderma, Cerave, Cetaphil, Cicatricure, Dermage, Garnier, Johnson&johnson, La Roche Posay, Loreal e muito mais.

Aproveite e compre os principais dermocosméticos do mercado com as melhores ofertas!

Deixe um comentário