Qual a importância de uma vida saudável na terceira idade?

Durante as últimas décadas, o envelhecimento humano vem ganhando destaque dentro da sociedade, tendo em vista que nos últimos 30 anos o percentual da população idosa teve um aumento gigantesco, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

O aumento da população geriátrica resulta em uma série de fatores. No entanto, podemos pensar em soluções para eles. Dessa forma, acrescentar à rotina uma alimentação adequada e a prática de atividades físicas desempenha um papel muito importante no processo de envelhecimento.

Pensando nisso, o Blog da PP criou este artigo para lhe conscientizar sobre a importância dos cuidados voltados ao envelhecimento e à terceira idade.

Ficou na curiosidade? Então vamos à leitura.

Como funciona a alimentação na terceira idade?

Uma alimentação balanceada possui um papel positivo e satisfatório no que diz respeito ao envelhecimento saudável, sendo de extrema importância que haja um planejamento alimentar adequado, considerando as especificidades individuais no que se refere às necessidades nutricionais.

Do ponto de vista nutricional, o envelhecimento provoca uma série de alterações fisiológicas e funcionais que promovem, direta ou indiretamente, alterações nos hábitos alimentares dos indivíduos. Algumas delas são:

  • Alterações de paladar — o que piora a qualidade da alimentação;
  • Alterações funcionais do trato gastrointestinal — que geram declínio da sensibilidade gustativa e olfatória;
  • Menor desejo pela alimentação — podendo resultar em carências nutricionais;
  • Perda dentária e perda da função mastigatória — associados a menor ingestão alimentar;
  • Redução do metabolismo.

Todos esses fatores culminam no desenvolvimento da desnutrição proteico-calórica. Por outro lado, nessa fase da vida, as pessoas idosas podem alimentar-se de forma inadequada e inversa aos fatores citados anteriormente (dietas hipercalóricas), que geram o desenvolvimento de outras doenças crônicas, como colesterol alto e diabetes mellitus, por exemplo.

Qual a importância da atividade física na terceira idade?

Algumas atitudes, como se alimentar bem e praticar regularmente atividades físicas, por exemplo, são medidas importantes que auxiliam um envelhecimento ativo, mantendo o corpo e a mente em equilíbrio.

Para envelhecer saudavelmente com disposição física e mental, como também em todas as fases da vida, a alimentação deve ser variada e equilibrada, referenciada pela cultura alimentar, harmônica em quantidade e qualidade, naturalmente colorida e segura do ponto de vista da higiene.

Atualmente está comprovado que quanto mais ativa uma pessoa é, menos limitações físicas ela terá na vida idosa. Dentre os inúmeros benefícios da prática de exercícios físicos, um dos principais é a proteção da capacidade funcional.

Entende-se que o desempenho para a realização das atividades do cotidiano ou atividades da vida diária, como por exemplo, se alimentar, contribui na melhora da aptidão física, dentre os quais promove:

  • Força, resistência muscular e flexibilidade;
  • Aumento da densidade mineral óssea;
  • Melhora na utilização da glicose e perfil lipídico, sendo avaliadores da condição da saúde.

E, como benefícios psicossociais, encontram-se:

  • Alívio da depressão;
  • Aumento da autoconfiança;
  • Melhora da autoestima;
  • Autonomia no envelhecimento.

Agora que você já sabe qual a importância de uma vida saudável na terceira idade, confira também nosso post sobre os benefícios da prática do yoga para o corpo e para a mente.

Deixe um comentário