Quais frutas o diabético pode comer? 10 opções deliciosas

Quais frutas o diabético pode comer? 10 opções deliciosas

É estranho falar sobre quais frutas o diabético pode comer, isso porque esse alimento é considerado saudável, então, não deveria ter restrições.

No entanto, existem frutas muito ricas em carboidratos e com alto índice glicêmico que devem ser evitadas por quem tem diabetes.

Dessa forma, é possível não agravar a doença crônica. Para ajudar você a encontrar as melhores opções de frutas para consumir, separamos neste post 10 deliciosas variedades que podem compor a sua dieta no dia a dia. Confira!

1. Limão

O limão é uma ótima opção entre as frutas que o diabético pode comer, pois ele reduz o risco de doenças cardiovasculares e da trombose. Isso porque ajuda a reduzir o colesterol e atua no controle da pressão arterial.

Ele é composto por vitamina C, ácido nicotínico, antioxidantes, potássio, fósforo, cálcio e magnésio. Além disso, é uma fruta muito saborosa que pode ser utilizada tanto no suco sem açúcar quanto para temperar alimentos.

2. Pêssego

Essa fruta tem baixo teor calórico, por isso é recomendada para diabéticos. Além disso, ela é composta por vitamina A, antioxidantes, fibras, vitamina C e vitamina B5, fósforo, ferro e magnésio.

Diante disso, ela ajuda no funcionamento do intestino e evita doenças no sistema nervoso, na pele e no sistema digestivo. Outra função da fruta é aumentar a saciedade, mas lembre-se de que ela deve ser consumida in natura.

3. Laranja Pera

A laranja pera tem ótimos nutrientes, como vitaminas do complexo B, vitamina C e sais minerais. Por isso, ela ajuda a reduzir a glicemia e o colesterol melhorando assim o funcionamento do corpo.

Ela deve ser consumida in natura com bagaço para potencializar a absorção dos nutrientes. Neste caso, você pode ingerir uma unidade pequena que em geral tem 8g de carboidratos e 0,7g de fibras.

4. Mamão papaia

O mamão papaia é rico em vitamina A e C, por isso além de ser um ótimo antioxidante, também é muito bom para aumentar a imunidade do corpo. Ele ajuda no funcionamento do intestino, já que contém uma quantidade maior de fibras em comparação com outros tipos de mamão.

Porém, essa fruta tem alta carga glicêmica, então deve ser consumida com moderação. Nesse caso, dê preferência para comê-lo junto com chia, linhaça, entre outras oleaginosas.

Dessa forma, é possível unir os nutrientes dos dois e potencializar os seus benefícios.

5. Maçã

Já a maçã, ajuda a dificultar a absorção de gordura e da glicose. Isso é essencial para que o diabético consiga manter uma saúde mais estável. Além disso, ela é rica em vitamina B1, vitamina B2, fibras e sais minerais.

É importante consumi-la com casca para aproveitar melhor suas vitaminas, mas antes faça uma boa higienização para evitar problemas futuros. Nesse caso, o ideal é ingerir uma unidade pequena.

Leia também: Como baixar o colesterol com 10 alimentos saudáveis

6. Goiaba

Essa fruta tem muitos nutrientes, como vitamina A, vitamina C, vitamina do complexo B, fibras e sais minerais. Além disso, ela tem um baixo índice glicêmico que junto com os nutrientes ajudam no combate ao colesterol e no funcionamento do intestino.

Existem várias formas de consumir a goiaba, mas a mais indicada para diabéticos é a fruta in natura, em especial, a goiaba vermelha pequena. Assim, é possível absorver melhor todos os nutrientes que ela pode oferecer.

7. Abacate

Já o abacate, é rico em vitaminas, gordura, fósforo, fibras e proteínas. Mas deve ser consumido com moderação, pois apresenta um alto teor calórico. Então, o recomendado é comer duas colheres de sopa de abacate picado.

Podemos dizer que assim como outras frutas ele também auxilia no funcionamento do intestino, já que ajuda a lubrificar as fezes facilitando assim a sua evacuação. Além disso, ele é uma ótima fonte de gordura boa para o corpo.

Leia também: O que causa azia? Veja 10 alimentos para evitar!

8. Morango

Outra fruta que o diabético pode comer é o morango. Ele é rico em carboidratos, vitamina C e antioxidantes, por isso ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

O morango é muito saboroso e versátil, pois pode incrementar diversas receitas gostosas. Porém, os diabéticos precisam comer a fruta in natura e, no máximo, 10 unidades pequenas.

9. Abacaxi

O abacaxi é uma fruta muito gostosa que pode ser consumida in natura, na salada de frutas e em sucos. Mas o ideal é comer uma fatia média in natura para aproveitar melhor os nutrientes.

Falando nisso, ele é rico em vitamina C, vitamina B6, vitamina B1, ferro, fibras e antioxidantes. Por isso, tem função antiinflamatória que ajuda o corpo a combater doenças.

10. Banana Prata

Por fim, nós temos a banana prata que é ótima para melhorar a circulação sanguínea e o funcionamento do intestino. Ela é rica em potássio, fibras, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina C, sais minerais e açúcares naturais.

Tem gente que come ela in natura, assada, frita, cozida, entre outras formas de preparo. Mas você precisa consumir uma unidade média dela in natura para absorver os nutrientes necessários para ajudar a fortalecer a sua saúde.

Em resumo, quais frutas o diabético pode comer? Existem diversas frutas que podem ser consumidas por quem tem diabetes. Mas elas devem ser ingeridas in natura e com moderação.

Além disso, a maioria das opções indicadas neste texto tem alto teor de fibra que, por sua vez, ajuda no controle do nível de açúcar no sangue. Por isso, sempre que possível devem ser consumidas com casca e bagaço.

Agora que você já sabe quais frutas o diabético pode comer, escolha as suas preferidas e procure o sacolão mais próximo. Assim, poderá manter uma dieta mais adequada e não correrá o risco de agravar a diabetes.

Que tal saber mais informações sobre alimentação saudável? Então, leia o nosso post 10 alimentos bons para o coração e saiba como criar refeições que ajudam no funcionamento do seu corpo.

Te esperamos no próximo post!

Deixe um comentário