A ingestão de frutas diariamente pode contribuir com inúmeros benefícios para a saúde. Ricas em vitaminas, fibras e outros nutrientes, cada uma possui propriedades que podem tornar a vida mais saudável e cheia de energia!
Desde prevenir doenças cardiovasculares até aliviar crises de rinite, as frutas são grandes aliadas do nosso organismo.
A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 400 gramas entre frutas, hortaliças e legumes frescos diariamente. Por isso, tornar o consumo de frutas um hábito possibilita a melhoria da saúde, qualidade de vida e disposição para viver os dias com alegria.
Montamos uma lista com 9 benefícios que as frutas trazem para o nosso organismo. Confira e se delicie com as nossas dicas!
1. Diminuição dos níveis de colesterol
O colesterol alto pode estar relacionado diretamente aos hábitos alimentares. Algumas frutas conseguem diminuir os níveis do composto no sangue.
Segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, as frutas vermelhas como morango, acerola, cereja, framboesa e a pitanga, possuem abundância de polifenóis que têm ação antioxidante capaz de reduzir as alterações das LDL, — Lipoproteínas de Baixa Densidade — também conhecidas como “colesterol ruim”.
As uvas também têm propriedades que melhoram a remoção das partículas de LDL da circulação, facilitando o fluxo sanguíneo. O consumo pode ser de derivados como suco concentrado e vinho tinto — em doses pequenas — e uvas frescas.
Além das frutas, existem outros alimentos que ajudam a baixar o colesterol. Uma excelente opção é a realização de consulta com nutricionista, pois esse profissional poderá lhe orientar na melhor forma de se alimentar.
2. Regulação da microbiota intestinal
Ter um intestino regulado é fundamental para o nosso bem-estar, além de contribuir para a prevenção de doenças e colaborar com o sistema imunológico.
As frutas fibrosas como coco, mamão, ameixa, manga e abacaxi contribuem com o funcionamento do intestino eliminando toxinas e facilitando o trabalho das bactérias que vivem no intestino para digerir os alimentos e monitorar o desenvolvimento de agentes causadores de doenças.
3. Promoção da Hidratação
A grande maioria das frutas apresenta grande concentração de água, geralmente em torno de 70%. Algumas, como a melancia, podem ter até 95% de água em sua composição.
Consequentemente, consumir frutas ajuda a promover a hidratação do corpo. A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, publicou matéria indicando as frutas que ajudam na hidratação do corpo. Veja as 3 com maior concentração de água:
- Melancia: além de doce e deliciosa, é rica em vitamina A e B6 e fonte de licopeno, um antioxidante que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce;
- Abacaxi: Rico em vitamina C, fibras e minerais, pode chegar a 87% de água em sua composição;
- Melão: Refrescante e hidratante, ajuda a eliminar as toxinas do corpo pelo seu efeito diurético. Com alto teor de potássio e presença das vitaminas A, C e E.
4. Melhoria na memória
As frutas com grande concentração de compostos com efeitos oxidantes como o morango, a uva, o mirtilo e a laranja são recomendadas para a melhoria da memória.
Os compostos antioxidantes têm ação anti-inflamatória, combatendo inflamações que podem acelerar o envelhecimento cerebral e acarretar surgimento de doenças cardiovasculares.
5. Reforço do sistema imunológico
Quando a imunidade está baixa, os resfriados são contraídos facilmente e trazem junto o cansaço, indisposição etc. O consumo de frutas com alto teor de vitamina C, como a laranja, morango, acerola e limão são ótimos para contribuir na prevenção dos vírus sazonais, como o da gripe.
6. Aumento da sensação de saciedade
As frutas são boas opções para lanches entre as refeições, e algumas são realmente ideais para esses momentos por promoverem saciedade mesmo em poucas quantidades, evitando o consumo excessivo de alimentos e suas consequências.
Consumir a fruta in natura é sempre a melhor opção para absorver os nutrientes ao máximo e se sentir saciado. O abacate possui uma considerável concentração de gordura, que, assim como as fibras, promovem a saciedade. A banana é outra aliada da saciedade por conter um amido resistente que demora para ser digerido, além de ter potássio, elemento responsável por aliviar cãibras.
Tanto o abacate quanto a banana têm alto teor de triptofano, um aminoácido que aumenta a sensação de bem-estar e ajuda a diminuir a vontade de comer doce.
7. Retarda o envelhecimento da pele
A vitamina C é um nutriente produtor de colágeno, então as frutas cítricas são aliadas no combate ao envelhecimento. Para aproveitar esse e outros benefícios, consuma frutas como morango, laranja, kiwi, framboesa e jabuticaba.
Além dessas, outra boa opção é a uva, pois possui uma substância chamada resveratrol, cuja ação, segundo pesquisas realizada por cientistas da Universidade do Vale do Itajaí, protege as células da pele da oxidação, e ativa a sirtuína, que por sua vez ativa proteínas responsáveis por reparos no DNA.
Confira as opções de Vitamina C da Preço Popular.
8. Prevenção da diabetes tipo 2
Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition associou a redução do risco de diabetes tipo 2 ao alto consumo de frutas vermelhas e maçãs e uma dieta rica em frutas e vegetais por conta das antocianinas, uma classe de antioxidantes que também dão cor às frutas.
As pessoas que têm diabetes precisam comer frutas que possuam um nível glicêmico baixo e precisam ter um cuidado redobrado com a alimentação. Entre as frutas recomendadas aos diabéticos, está a maçã, que também ajuda a prevenir o tipo 2 da doença.
Saiba quais são as frutas que os diabéticos podem comer e que podem ajudar a não agravar a doença, levando uma vida mais tranquila.
Confira nossas ofertas de remédios para Diabetes.
9. Reduz o risco de acidentes cardiovasculares
As frutas possuem muitos nutrientes eficazes na prevenção de doenças cardiovasculares. As vitaminas A, C e E presentes nas frutas vermelhas e cítricas, ajudam na melhora da circulação sanguínea. Morango, acerola, limão e laranja, e derivados naturais.
Nesse sentido, segundo publicação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o suco de laranja é uma matriz alimentar complexa e tem demonstrado potencial cardioprotetor devido à sua composição e capacidade antioxidante e anti-inflamatória.
Veja nossas ofertas de remédios para o coração e problemas cardiovasculares.
O consumo diário de frutas é um ótimo hábito para levar uma vida longa e saudável. A Preço Popular está sempre trazendo conteúdos que possam te dar dicas de saúde para levar uma vida mais leve e cheia de energia! Continue acompanhando nossas matérias!