Coluna travada: o que causa e o que fazer para aliviar?

Parece que estamos sempre com mais dor nas costas, não é mesmo? Hoje em dia, é difícil conhecer alguém que não tenha pelo menos um leve incômodo na região.

Ainda mais que vivemos um momento em que passamos muito tempo sentados. De acordo com a matéria publicada na BBC News Brasil, uma pesquisa com 2 mil pessoas identificou que 45% das mulheres e 37% dos homens ficam de pé menos de 30 minutos por dia enquanto estão no trabalho.

E como é difícil manter a boa postura por oito horas diárias, problemas na coluna surgem. Pensando nisso, o blog da Preço Popular elaborou este artigo com as informações que você precisa saber sobre essa condição bastante comum. Entenda:

O que significa dizer que a coluna travou?

O termo pode ser explicado na sua forma literal: uma coluna travada. Porém, ela não trava apenas, geralmente a condição vem acompanhada por dores intensas e uma sensação de movimentação debilitada.

O travamento da coluna é um mecanismo de defesa do corpo em resposta à dor aguda e intensa. Ao perceber as fortes dores, o organismo imobiliza a área afetada a fim de amenizar as dores e prevenir incidentes mais graves.

Ilustração de coluna travada

Quais são os sintomas da coluna travada?

  • Dor intensa na região lombar;
  • Incapacidade de movimentação;
  • Sensação de queimação;
  • Formigamento;
  • Sensação de “choques”;
  • Irradiação da dor para as pernas.

Vale mencionar que, dependendo do grau da condição, é possível que a pessoa acometida tenha muito problema para realizar movimentos, como: sentar, deitar, dobrar e agachar — podendo até mesmo perder parcialmente os movimentos das pernas.

O que pode causar o travamento da coluna?

Os sintomas certamente assustam, certo? Isso faz a gente pensar um pouco sobre as possíveis causas da coluna travada — sempre com o intuito de evitá-las.

Portanto, se você gostaria de reduzir as chances de sofrer com essa condição, veja o que pode estar relacionado ao distúrbio.

Problemas psicossomáticos

Caso não conheça o termo, as doenças psicossomáticas são aquelas provocadas por alterações emocionais, mas que causam sintomas físicos.

É isso mesmo, o sofrimento psicológico, como o estresse, é capaz de causar — ou agravar — uma doença física. Isso porque a condição contribui com a tensão muscular, viabilizando a manifestação das lesões.

Mulher coloca as mãos na testa com dor

Traumas

Dores nas costas podem ocorrer como consequências de quedas, batidas e até mesmo de um movimento brusco. O problema dos traumas é que algumas vezes eles são desconsiderados com o pensamento de que “já melhora”.

Assim, a pessoa que está com problemas, continua realizando atividades que vão, pouco a pouco, agravando a lesão, até o momento em que ela trava.

Hérnia de disco

Conhecida por desgastar os discos intervertebrais que agem no amortecimento da coluna.

Apesar de ser imperceptível nos estágios iniciais, a hérnia de disco pode sim ser um dos fatores por travar a coluna, uma vez que o problema afeta a biomecânica da coluna, o equilíbrio, o disco e a musculatura da região, conforme explica o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas.

Mulher idosa com dor na coluna

Desgaste da cartilagem

Você sabia que a nossa estrutura óssea é composta também por tecidos cartilaginosos? Por isso, a degeneração do tecido conjuntivo pode impactar diretamente aspectos como equilíbrio, estabilidade, proteção e sustentação.

Se a cartilagem da coluna estiver desgastada, ela não conseguirá evitar o contato dos ossos, podendo contribuir para a evolução de doenças e condições debilitantes — como o travamento da coluna.

O que fazer se a coluna travou?

A primeira coisa é evitar atividades que exijam esforço e agendar uma consulta com um médico. Ele poderá avaliar a condição e indicar o tratamento.

Depois, será necessária uma adequação postural, uma vez que muitos casos de travamento estão relacionados ao “mau jeito” — causado por contrações ou tensões na região.

Alongamento e fortalecimento ajudam a destravar a coluna?

Se a coluna estiver totalmente travada e dolorida, a recomendação é deixar essas atividades um pouco de lado. Isso porque, como a dor é intensa, pode inviabilizar a movimentação na área.

Assim que a dor estiver menor, torna-se viável realizar atividades com para alongar e fortalecer a musculatura, reduzindo as probabilidades de ocorrerem problemas relacionados à coluna.

Gostou de saber mais informações sobre a coluna travada?! É um tema bem interessante, não é mesmo? Apesar de ser bastante preocupante, na grande maioria dos casos, não é uma condição grave, findando em pouco tempo com o tratamento certo.

Homem caído em escada com dor na coluna

Se você gosta de saber mais sobre condições que podem atingir o organismo humano, aproveite para conferir um guia sobre a sinusite crônica! Por lá, comentamos sobre os sintomas, as causas e possíveis tratamentos para a condição.

Porém, não falamos apenas de dores, viu?! Aqui no blog, você encontra dicas de beleza, nutrição e bem-estar!

Se você gosta de saber mais sobre condições que podem atingir o organismo humano, aproveite para conferir um guia sobre a sinusite crônica! Por lá, comentamos sobre os sintomas, as causas e possíveis tratamentos para a condição.

Deixe um comentário