Como diminuir olheiras: 8 dicas práticas e eficazes

As olheiras são manchas escuras abaixo dos olhos que surgem por maus hábitos ou genética – e muita gente não gosta!

No dia a dia, temos os corretivos para as esconder, mas essa é uma solução de curto prazo. Neste post, apresentamos 8 estratégias saudáveis de como diminuir olheiras. Cuide-se com a Preço Popular!

1. Reduza o consumo de álcool

O álcool é o grande vilão das olheiras, por isso está em primeiro lugar. O álcool retém líquido, resseca a pele e desencadeia a produção de radicais livres que danificam a estrutura de células saudáveis.

Além disso, faz com que os vasos sanguíneos se expandam, acentuando oleosidade, rosácea e manchas. Como a pele do rosto é muito fina na área dos olhos, as olheiras ficam ainda mais evidentes com essas manchas.

2. Use recursos naturais

Os recursos naturais a que nos referimos são alimentos e líquidos que possuem propriedades capazes de reduzir o inchaço nas pálpebras. As receitas caseiras mais famosas usando esses itens envolvem gelo e pepino.

O pepino é rico em potássio e, gelado, promove a elasticidade da pele, aumenta a flexibilidade muscular e auxilia na contração dos vasos sanguíneos. Já o gelo auxilia na vascularização, promovendo uma diminuição de inchaços.

Os spas utilizam esses recursos constantemente. Portanto, faça o spa day em casa!

Deixe rodelas de pepino geladas por 30 minutos, aproximadamente, nos olhos. Isso é o suficiente para, em alguns casos, promover uma leve redução nas olheiras.

3. Modere no tabaco

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os componentes tóxicos do cigarro promovem a má circulação sanguínea. Por conta disso, há diminuição no diâmetro dos vasos e eles formam olheiras.

O tabagismo afeta sim a intensidade das olheiras. Tente diminuir a quantidade consumida com o auxílio de produtos para parar de fumar.

4. Regule o sono

O sono da beleza realmente faz efeito! Uma noite mal dormida tem muitas consequências, entre elas a formação de olheiras e o olhar cansado. Os músculos faciais não relaxam durante a noite e, ao amanhecer, ficam ainda mais tensos.

Sérgio Tufik, fundador e doutor no Instituto do Sono, recomenda que 2 horas antes de deitar, você já dê início aos procedimentos de “higiene do sono” para garantir o verdadeiro descanso.

As boas práticas consistem em: evitar momentos de tensão, reduzir a luz branca e direta, não ingerir cafeína ou estimulantes, evitar exercícios físicos de alta intensidade e não tirar cochilos.

Procure dormir 8h por noite. Se não for possível, faça as boas práticas com maior intensidade para que as suas horas de sono sejam mais proveitosas.

5. Proteja e hidrate a pele

A saúde da pele depende da proteção e hidratação – por isso a rotina de skincare é tão importante. O protetor solar evita o aparecimento de manchas, reduz queimaduras solares e previne o câncer de pele. É essencial para amenizar as olheiras!

Já a hidratação atenua as agressões externas. A pele desidrata ao longo do dia por conta do calor, ar condicionado e etc., então hidratar é fundamental para renovar as propriedades da pele.

Veja também: TOP 6 — melhor protetor solar

6. Massageie a região

A massagem na região é excelente para olheiras vasculares. Afinal, as manobras estimulam a circulação sanguínea e atuam como drenagem linfática. Os líquidos acumulados são diluídos no canal lacrimal, desincham a área e suavizam as olheiras.

Utilize as pontas dos dedos ou gua sha para manobras de dentro para fora dos olhos. É como se você levasse os líquidos debaixo dos olhos para trás.

Tenha o bom hábito de massagear por 20 minutos todos os dias, pode ser antes ou depois do banho para ficar mais prático.

7. Cuide de alimentação

A alimentação é a base para a saúde corporal. É através dela que temos a energia, minerais, vitaminas, proteínas e gorduras que fornecem energia para as atividades do dia dia.

Ter uma rotina alimentar desequilibrada aumenta o colesterol ruim, doenças cardiovasculares, inflamações corporais, gorduras localizadas. Dificulta a concentração, sono e ganho de massa muscular.

Além disso, reduz a imunidade, deixa o organismo lento e provoca o mau funcionamento intestinal. Se alimentar mal tem muitas consequências! E é claro que elas envolvem o aparecimento de círculos escuros ao redor dos olhos – as famosas olheiras.

Portanto, esforce-se pela sua saúde comendo alimentos naturais, reduzindo o açúcar e o sal e ingerindo mais água.

8. Hidrate-se!

Os olhos perdem muita água ao longo do dia e precisam de reposição. A hidratação é um dos pilares dos bons hábitos, isso é fato!

Você precisa ingerir 35ml de água por Kg corporal, segundo os estudos publicados na Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Essa é a quantidade ideal para manter o corpo em pleno funcionamento.

Tenha o hábito de contar quantas garrafinhas de água já tomou durante o dia e tenha uma meta. Alcançando-a, você sem sombra de dúvidas perceberá o quanto a hidratação faz bem – não apenas para as olheiras.

Quais são os tipos de olheiras?

Saber o tipo de olheira que tem é fundamental para tratá-la corretamente. A manchas genéticas são mais difíceis de controlar, pois podem ser amenizadas, mas não extintas. Todas as olheiras podem ser genéticas ou não. Veja os tipos:

  • Profundas: têm coloração amarronzada e profunda, provocando o famoso “olho fundo”;
  • Pigmentares: é um acúmulo de melanina abaixo dos olhos. É mais comum em peles negras;
  • Vasculares: inchadas e com tons azulados, avermelhados e arroxeados;
  • Sanguíneas: são mais roxinhas que as demais – as mais comuns, por sinal. São causadas por desidratação e rinite alérgica.

E então, gostou deste post? Coloque em prática os hábitos que podem ajudar a diminuir as suas olheiras e depois conte para nós quais foram os resultados!

Para intensificar esse cuidado ainda mais, recomendamos a leitura do post “TOP 10 melhores cremes para área dos olhos“.

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