Como limpar pincel de maquiagem? 5 truques rápidos

Aprenda como limpar pincel de maquiagem com 5 dicas práticas

Higiene, limpeza e autocuidado são atividades que nutrem nossa sensação de bem-estar e dever cumprido, certo? Seja em rotinas de skincare, tratamentos com os cabelos, maquiagem e afins.

Quanto à maquiagem, especificamente, além de cuidar de nossa pele e adotar todos os cuidados antes, durante e depois do processo, é preciso também cuidar dos acessórios de make, como os próprios pincéis.

Ao deixá-los limpos e higienizados, além de preservar a saúde de sua pele, você também se beneficia com uma make mais precisa e esfumada.

Pensando nisso, separamos abaixo algumas dicas sobre como limpar um pincel de maquiagem de forma rápida e eficiente. Continue a sua leitura e confira!

1. Retire o excesso de maquiagem com água

Para começar a limpeza e higienização de seus pincéis de maquiagem, comece enxaguando-os com água.

Por meio desse processo, você conseguirá remover resíduos de maquiagem acumulados que, além de fazer mal à pele, podem influenciar nas tonalidades e acabamentos de sua make.

Para um acabamento mais intenso, você pode esfregar as cerdas dos pincéis com as próprias mãos ou usar os tapetinhos de limpeza dos pincéis, que estimulam as cerdas a liberarem possíveis resíduos acumulados.

Leia também: Água micelar: para que serve e como usar?

2. Utilize sabão para intensificar a eficácia da limpeza

Depois de usar água no processo de limpeza dos pincéis, também é importante usar algo mais eficiente para a limpeza das cerdas, como sabão neutro, sabonetes ou mesmo shampoo.

São eles que promovem removem de maneira intensa as bactérias e fungos que vão naturalmente se acumulando com o passar do tempo. Aqui, cabe novamente o uso dos tapetinhos de limpeza, para incentivar a produção de espuma.

Nesse caso, o sabão deve ser aplicado diretamente na esponjinha, friccionando os pincéis em movimentos circulares com delicadeza para não prejudicar as cerdas.

3. Caso necessário, utilize removedor de maquiagem durante a limpeza

Com a mistura diária de diferentes tipos de maquiagem, é possível que alguns resíduos sejam mais difíceis de serem removidos, mesmo com o uso de sabão.

Nesses casos, você pode acrescentar um removedor de maquiagem para conseguir um resultado mais eficiente.

Você ainda pode fazer uma solução com sabão neutro, removedor de maquiagem e água morna, deixando-os reservados por alguns minutos até que os resíduos possam ser removidos com facilidade.

4. Enxágue tudo em água corrente

Assim que você sentir que todos os resíduos foram removidos, é hora do enxágue. Para isso, é importante posicionar cada pincel separadamente abaixo de uma torneira com água corrente.

Recomendamos enxaguar cada pincel separadamente porque existem chances de restar sabão em meio às cerdas, o que pode ser prejudicial para o pincel e sua pele, da mesma forma como quando estão sujos.

Quando você sentir que todo o sabão foi removido dos pincéis, o passo de enxágue está pronto e seu pincel completamente limpo.

5. Seque os pincéis removendo o excesso de umidade

Agora que seus pincéis estão limpos, é hora de secá-los. Para isso, recomendamos que os pincéis sejam pendurados em pé, com as cerdas viradas para baixo, para que a água não escorra aos cabos.

Para pendurá-los assim, você pode utilizar suportes ou equipamentos improvisados para prendê-los em um varal, por exemplo. Caso não seja possível deixá-los assim, você também pode deixá-los deitados sobre uma superfície reta em um espaço arejado.

Esse processo pode demorar alguns dias e recomendamos veemente esperar os pincéis se secarem completamente antes de usá-los novamente.

Caso você precise usá-los com urgência, você pode contar com o auxílio de um secador de cabelos no frio, sempre direcionando o ar no sentido das cerdas dos pincéis.

Leia também: Preparação de pele: passo a passo para a make perfeita

Dúvidas frequentes quanto à limpeza de maquiagem

Vimos que a limpeza dos pincéis é muito importante e necessária, mas é normal que dúvidas como quanto à periodicidade, método de limpeza, produtos usados e outras incertezas afins surjam quanto a esse processo.

Pensando nisso, separamos abaixo as principais dúvidas que podem surgir quanto a esse processo.

Qual a frequência em que os pincéis devem ser limpos?

A frequência de limpeza dos pincéis de maquiagem varia de acordo com o tipo de maquiagem usada: pincéis usados todos os dias em produtos como bases, BB Cream, batons e corretivos devem ser lavados com um intervalo máximo de duas semanas entre cada lavagem, pois acumulam umidade e, por consequência, fungos e bactérias.

Por outro lado, pincéis usados em produtos secos, como pó compacto e sombra, podem ser lavados com intervalo máximo de um mês entre as limpezas.

Leia também: O que é BB cream? É diferente da base? Entenda

Os pincéis devem ser lavados ou apenas limpos?

Para alcançar melhores resultados, a recomendação é lavar os pincéis ao invés de apenas limpá-los.

Isso porque com o uso de água, sabão, removedor de maquiagem e afins, a limpeza fica mais completa, se estendendo à remoção de resíduos, microorganismos e impurezas que podem até mesmo provocar dermatite de contato.

Onde deve acontecer a limpeza dos pincéis?

Para complementar a limpeza dos pincéis, a recomendação é que eles sejam lavados com o auxílio dos conhecidos tapetinhos de limpeza, que possuem pequenas texturas que ajudam a esfregar as cerdas e remover qualquer impureza do acessório.

O que achou destas informações? Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que tenhamos ajudado você a entender como deve ocorrer a limpeza adequada de seus pincéis de maquiagem.

Aproveite sua leitura para conferir nosso post sobre protetor solar e veja as melhores indicações que temos para você. Agradecemos por sua leitura e esperamos você novamente em nossos próximos posts. Até mais!

Deixe um comentário