Intestino preso: o que é, causas e como soltar rapidamente

Uma das sensações mais incômodas que podemos ter é ficar com o intestino preso, não é mesmo? Se você já passou por isso, conhece o mal-estar que a constipação intestinal provoca, podendo perdurar por dias ou semanas.

Também conhecido como prisão de ventre, esse problema pode afetar pessoas de todas as idades e causa uma sensação de inchaço que prejudica até mesmo as atividades mais comuns que realizamos no dia a dia, seja no trabalho, em casa e até mesmo na rua.

Se você quer entender melhor essa situação, as causas e como resolver, continue sua leitura! Neste post, separamos um apanhado de informações que o ajudará a entender tudo sobre esse problema.

O que é o intestino preso?

Intestino preso é a incapacidade ou dificuldade do intestino grosso excretar as fezes em seu interior, isto é, quando os músculos presentes no intestino grosso não conseguem realizar a força necessária para evacuar.

Dessa forma, o bolo fecal formado pelos restos dos alimentos que consumimos ficam presos no intestino, compondo o problema.

Daí surgem sensações como dores e desconfortos na região abdominal, mal-estar e até incômodos na região anal devido a todo o esforço sem sucesso feito para expelir as fezes.

Além disso, é válido ressaltar que a prisão de ventre se classifica entre a orgânica e a funcional. A orgânica vem de transformações físicas no corpo especificamente na região do intestino, como inflamações ou tumores.

Já a prisão de ventre funcional é considerada a variação crônica do problema e é decorrente de hábitos alimentares ruins e pouca prática de atividades físicas no dia a dia.

mulher em frente ao vaso sanitário com dor de barriga

Leia também: O que causa azia? Veja 10 alimentos para evitar!

Quais são os sintomas da constipação intestinal?

De início, os sintomas da constipação intestinal são compostos apenas pela sensação de inchaço e dificuldades para excretar as fezes.

No entanto, com o passar do tempo com o problema, os sintomas vão se agravando, elevando ainda mais a urgência de iniciar o tratamento adequado o quanto antes.

Confira abaixo os principais sintomas que a constipação intestinal causa ao seu e veja se você se identifica com eles:

  • Cólicas;
  • Esforço excessivo para expelir as fezes;
  • Evacuar poucas vezes na semana (três ou menos);
  • Fezes mais duras do que o comum;
  • Fezes menores do que normalmente, com aparência endurecida ou ressecada;
  • Gases em excesso;
  • Inchaços, desconforto e dores na região abdominal;
  • Sensação de evacuação incompleta;
  • Sensação de fezes presas dentro do corpo;
  • Sentir a barriga pesada;
  • Vômitos.

Se os sintomas que seu corpo vêm apresentando são semelhantes a esses, é muito provável que você esteja com prisão de ventre.

Por isso, iremos te ajudar a tratar o problema e ainda informá-lo quanto ao que você pode fazer para evitar que seu intestino fique preso novamente.

mulher sentada em frente ao computador põe a mão na testa e franze o rosto pois está com dor

Quais são as causas da prisão de ventre?

Existem diversos motivos que podem provocar a prisão de ventre nas pessoas. Eles podem ser isolados ou relacionados. Quando se tratam de fatores relacionados, quanto mais forem as causas, maiores serão as chances do problema prejudicar seu corpo.

Confira os principais motivos que levam ao problema:

  • Adiar a necessidade de ir ao banheiro;
  • Beber pouca água;
  • Consumir alimentos industrializados;
  • Consumo baixo de frutas, legumes e verduras;
  • Doenças na tireoide e diabetes;
  • Efeito colateral de alguns medicamentos;
  • Problemas emocionais como estresse, ansiedade e depressão;
  • Sedentarismo.

É curioso que, em alguns casos, as pessoas tendem a desenvolver o intestino preso em viagens ou em longos períodos fora de casa, devido a um desconforto de evacuar fora de casa.

Nesses casos, é preciso vencer esse medo, vergonha ou pânico para evitar que situações assim se repitam.

Em qualquer caso, seja de forma individual ou relacionada, todos os hábitos acima tendem a resultar em uma prisão de ventre funcional ou orgânica, afetando nossa saúde.

mulher loira deitada na cama com dor segura uma compressa quente na barriga

Leia também: Como baixar o colesterol com 10 alimentos saudáveis

Como tratar o intestino preso?

A melhor forma de reverter a situação do intestino preso é com a prática de atividades físicas e mantendo uma dieta saudável. Entretanto, em casos mais graves, alguns medicamentos com efeito laxante podem ser recomendados pelo médico.

Esses medicamentos irão estimular a excreção do bolo fecal aprisionado, promovendo uma sensação de alívio rápido do problema.

Os melhores remédios para o intestino preso vão depender de cada caso, uma vez que o problema pode estar vindo do aparelho digestivo e não diretamente do intestino.

Entre as opções mais prescritas pelos médicos, os reguladores intestinais são os mais comuns de serem receitados.

No entanto, é possível que outros medicamentos mais leves sejam recomendados para o sistema digestivo, como os fitoterápicos digestivos, por exemplo.

Em qualquer caso, é imprescindível que um médico seja consultado ao invés de se automedicar, pois a medicação incorreta pode causar efeitos reversos do esperado ou até mesmo mascarar os sintomas, escondendo um problema mais grave.

mulher sentada na cama franze o rosto enquanto toma remédio

Leia também: É normal menstruar duas vezes no mês? O que pode ser?

Como prevenir a constipação intestinal?

A constipação intestinal pode ser prevenida seguindo algumas dicas e hábitos mais saudáveis em seu dia a dia. Listamos algumas recomendações que podem fazer toda a diferença para que você reduza consideravelmente o problema:

  • Beber água em abundância;
  • Consumir alimentos ricos em fibras;
  • Consumir probióticos (iogurtes, leites fermentados, ervilhas e afins);
  • Evitar situações de estresse;
  • Mastigar muito bem os alimentos;
  • Não segurar a necessidade de ir ao banheiro;
  • Praticar exercícios físicos com frequência;
  • Seguir uma rotina de horários para ir ao banheiro.

Seguir essas dicas também é uma ótima forma de auxiliar no tratamento do problema.

Portanto, mesmo se você não estiver passando por uma situação como essa, é importante adotá-las o quanto antes para reduzir as possibilidades de ter seu intestino preso futuramente.

mulher loira come iogurte natural

Agora que você já sabe tudo sobre a constipação intestinal, nada de falhar nos cuidados de sua saúde, combinado? O que você achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado e que tenhamos o ajudado a entender melhor sobre esse problema!

Aproveite sua leitura para conferir nosso post sobre gastrite e ver como aliviá-la imediatamente. Agradecemos por ter lido até aqui e o esperamos novamente aqui no blog conferindo nossos outros conteúdos sobre saúde.

Até a próxima!

Deixe um comentário