Com o crescimento da telemedicina, atendimentos virtuais e consultas por videochamada, se fez necessária uma forma segura e regular de realizar a prescrição de medicamentos de forma virtual. Já que é necessária a apresentação da receita para realizar a compra da maioria dos medicamentos.
A busca foi por um documento digital que pudesse ser emitido pelo médico, que tivesse uma comprovação, como uma assinatura eletrônica, e estivesse disponível para o acesso de farmácias. Assim surgiu a receita digital.
Nem todos os médicos usam essa ferramenta, e muitas pessoas ainda têm dúvida a respeito do funcionamento e possíveis regras. Pensando nisso a Preço Popular trouxe um compilado de informações sobre receita digital, continue lendo esse artigo e tire suas dúvidas!
O que é uma receita digital?
A receita digital é a prescrição online fornecida aos pacientes. Ela se difere de uma receita normal por ser um documento digital, mas ainda deve ter uma assinatura eletrônica e seguir alguns requisitos da legislação sanitária.
O que antes era escrito à mão, carimbado e entregue ao paciente, agora pode ser enviado por e-mail e disponibilizado em plataformas. Esse novo modelo é elaborado pelo profissional, tem a assinatura digital e fica disponível para que o paciente acesse e disponibilize para farmácias.
Como funciona a prescrição eletrônica?
A prescrição eletrônica é o sistema que permite que a receita seja elaborada e enviada por vias digitais ao paciente. Ela é gerada por meio de um sistema onde é possível adicionar a assinatura eletrônica. A assinatura eletrônica permite que você assine um documento em meio digital e esse documento tem a mesma validade de um documento com assinatura física.
Após finalizada pelo prescritor, essa receita é enviada para o paciente via SMS, e-mail, aplicativos de mensagens como WhatsApp e plataformas próprias de receitas digitais. Não se faz necessária a impressão desse documento.
Com o link para acesso do documento vem um código de identificação da receita, também conhecida como token. Com esse código, ou QR code, o farmacêutico irá acessar a receita digital de forma online e verificar se ela é válida.
A farmácia é obrigada a aceitar um receituário digital?
Não, atualmente as farmácias não são obrigadas a aceitar receitas digitais, mesmo sendo um documento válido. Pensando nisso é importante você saber se a farmácia que frequenta aceita esse formato ou se você precisará de fato ter a receita em papel.
Nem todos os medicamentos podem ser prescritos de forma digital. Nesses casos, mesmo que seja prescrito digitalmente e a farmácia aceite receituários digitais, ela não deverá ser aceita se fazendo necessária a receita em papel.
Quais medicamentos não são aceitos em receitas digitais?
Entre os medicamentos, existem alguns que não podem ser prescritos por receitas digitais, são eles:
- As notificações de receita, como a receita amarela (lista A1, A2, A3) e a receita azul (B1 e B2).
- A notificação de receita para retinoides de uso sistêmico, que devem vir acompanhada de um termo de Conhecimento.
A venda desses medicamentos exige a apresentação de receita em papel.
Conheça os benefícios do magnésio e como ele pode contribuir para a sua saúde!
Como validar receita digital na farmácia?
Ao apresentar a prescrição na farmácia, o farmacêutico realizará a validação da assinatura eletrônica através dos portais do Conselho Federal de Medicina (CFM) ou do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI): https://prescricao.cfm.org.br/login ou https://validar.iti.gov.br/.
O que é token da receita digital?
O token da receita funciona com o mesmo princípio dos tokens de contas bancárias. Trata-se de uma chave que permite acesso da farmácia à receita do paciente. .
O acesso a essa chave depende da plataforma onde foi gerada a receita. Em alguns casos fica no final da receita, ou do lado do QR code, em outros, o token fica no final do link de acesso. Basta o paciente informar o código ao farmacêutico. Algumas receitas podem não possuir token, nesse caso o farmacêutico precisará ter o arquivo original eletrônico para poder realizar a validação da receita.
Como obter a receita digital?
Para o paciente obter receita de forma digital, o prescritor deverá estar possuir um sistema de prescrição eletrônica e ter assinatura eletrônica válida.
Qual a diferença entre receita digitalizada e a receita digital?
A receita digital é elaborada, enviada e acessada por vias digitais, possui a mesma validade de uma receita em papel se tiver assinatura eletrônica.
A receita digitalizada é o receituário tradicional, assinado a mão e salvo de forma digital. É o documento físico escaneado e salvo como imagem ou PDF. Esse modelo digitalizado não possui validade para compra de medicamentos, visto que é necessária a apresentação da receita original.
Pode comprar duas vezes com a mesma receita?
Depende. Medicamentos sujeitos a controle especial só podem ser comprados 1 vez com cada receita. As regras das receitas digitais são as mesmas das receitas tradicionais em papel.
Para garantir que a receita digital não seja usada duas vezes, ao validar a autenticidade da receita o farmacêutico deve registrar no sistema o medicamento que foi dispensado, as informações do farmacêutico e da farmácia, o dia e hora do atendimento.
Medicamentos que não são sujeitos a controle especial podem ser comprados mais de uma vez com a mesma receita quando prescrito para uso prolongado.
Use a facilidade oferecida pela receita digital!
Entre em contato com o seu médico para entender a possibilidade de ter suas receitas prescritas de forma digital.
A Preço Popular aceita receitas digitais. Em caso de dúvidas, conheça o Atendimento Farmacêutico Digital.
Para continuar vendo conteúdos relacionados a saúde e bem-estar, continue navegando em nosso blog, a dica de leitura de hoje é: Alimentos bons para o coração! Você conhece? Quais deles consome? Confira o post e cuide da sua saúde!