O uso do enxaguante bucal é uma das etapas da higienização. Ele faz a higienização alcançando locais que a escova e o fio dental não alcançam. Mas existem ainda algumas dúvidas sobre esse produto, continue lendo esse conteúdo e aprenda tudo sobre enxaguante bucal!
Para que serve enxaguante bucal?
O enxaguante bucal tem diversas finalidades, a principal é amenizar o mau hálito. Com composições variadas, cada modelo pode atuar de uma forma durante o uso. Com o uso correto, também é possível alcançar a redução de cáries,
Esse composto líquido é um complemento a higiene bucal, pois parte dos enxaguantes disponíveis contam com ação antibacteriana. Eles atuam ainda no controle da placa e da gengivite.
Atenção: Se mesmo com o uso correto do enxaguante, o mau hálito persistir, procure um dentista!
Quais os benefícios do uso contínuo do enxaguante bucal?
Além de reduzir mau hálito e cáries, alguns enxaguantes, tem em sua composição, atributos que contribuem para o clareamento dos dentes. Isso porque penetram pelo esmalte até alcançar a dentina.
A maioria das opções, conta com ação antimanchas. Mas, poucos oferecem o benefício da remoção de manchas extrínsecas, apenas aqueles com ativo pirofosfato de tetrapotássio conseguem esse feito, segundo uma pesquisa da Unileão. Alguns componentes, como o clorexidina atuam como antimicrobiano, previnem infecções
Conheça também os benefícios do magnésio, e adote em sua alimentação.
O enxaguante bucal faz mal?
Apesar de não causar riscos imediatos a saúde, o uso desordenado do enxaguante deve ser um ponto de atenção. Não é recomendado o uso prolongados dos enxaguantes com ação antimicrobiana, podendo causar descoloração nos dentes, descamação da mucosa e até alteração no paladar, como mostra o Viva Bem, do UOL.
Modelos de enxaguantes bucais com grande concentração de abrasivos podem aumentar as chances de lesões, seja em tecidos bucais duros ou moles.
Existem contraindicações para o uso do enxaguante bucal?
Sim, em casos específicos. Quando existem machucados ou lesões bucais não é recomendado usar. Há quem não consiga fazer bochecho, e acaba engolindo o elemento, se é o seu caso, evite! Consulte seu dentista antes de usar o enxaguante bucal.
Os enxaguantes que tem álcool em sua composição podem prejudicar a flora bucal. Hoje são poucos modelos com álcool em sua composição, mas ainda assim é bom ficar atento.
Como escolher o melhor enxaguante?
Com tantos benefícios e componentes, talvez não fique claro qual enxaguante poderá atender as nossas necessidades. Para clarear as informações, entenda os principais benefícios de cada um.
Enxaguantes bucais com ação antibactericida
As versões de enxaguantes com antibactericidas contribuem para o controle do mau hálito. Um hálito desagradável pode ocorrer por problemas odontológicos, neste caso o uso do enxaguante só oferece alívio momentâneo. Neste caso é necessário contato com dentista.
Enxaguante bucal com Flúor: contra cáries
Um aliado na higienização bucal, o flúor evita a diminuição de minerais na parte externa do dente, reduzindo a chance de cáries. Fórmulas com grande concentração de flúor não são indicadas para crianças, pois podem ser prejudiciais ao estômago e causar manchas nos dentes.
Enxaguante bucal sem álcool: indicado para toda a família
O enxaguante bucal sem álcool é o mais indicado, principalmente para quem deseja uma opção que possa ser usada todos os dias. Apesar de não apresentar tanta refrescância, a longo prazo o enxaguante sem álcool não irá apresentar malefícios à saúde.
Use o enxaguante bucal com álcool apenas se for indicação médica. O uso constante de fórmulas com esse componente pode causar ressecamento da mucosa, diminuição da saliva.
Existem pessoas que apresentam alergia a substâncias como álcool. Essa é mais uma situação que a variação livre de álcool é a solução.
Qual é o melhor enxaguante bucal?
Com tantos benefícios e detalhes, será que existe um enxaguante completo?
São muitas vantagens que o uso do enxaguante pode oferecer. Hoje existem muitas marcas e modelos disponíveis, mas qual é o melhor enxaguante bucal? Existe algum que tem todos esses atributos? Para entender qual é ideal para você trouxemos uma lista com os melhores enxaguantes disponíveis, acompanhe!
1. Antisséptico Bucal Ice – Proteção 360º Fresh
Esse enxaguante bucal da Close Up oferece uma fórmula sem álcool, antibactericida e com flúor. Com esses princípios promete eliminar 99% dos germes. Previne cáries, placa dentária, com sabor refrescante de menta.
2. Listerine Cuidado Total
A marca lista uma série de benefícios oferecidos pelo Listerine Cuidado total. Entre eles, vale ressaltar a prevenção ao tártaro, que não é visto em todos os enxaguantes.
Como os outros modelos, ele contribui para a redução de placa, tem proteção anticáries e ainda previne a gengivite. Esse Listerine tem fórmula exclusiva, com flúor e componentes antibactericidas. Não tem álcool e seu sabor é de menta fresca.
3. Enxaguante bucal Elmex Anticáries
O enxaguante bucal Elmex é a fórmula ideal para quem busca prevenir as cáries. Este enxaguante tem fluoreto de amina, uma substância que se conecta ao cálcio original da boca. Isso cria uma barreira de flúor e cálcio nos dentes.
Seu sabor é suave, diferentes dos modelos tradicionais que oferecem refrescância. Sem álcool e conservantes, esse enxaguante é recomendado para usuários de aparelhos ortodônticos, pois deixa a boca com a sensação de limpeza.
4. Enxaguante bucal Sensodyne cool mint
Um enxaguante que proporciona alívio a sensibilidade, através do nitrato de potássio e fortifica a superfície dos dentes com uma fórmula a base de flúor. Esse modelo não contém álcool, mas garante uma refrescância agradável com sabor menta.
5. Enxaguante Bucal Colgate Orthogard
Com fórmula inteligente, o enxaguante Colgate Orthogard previne até 58% as manchas brancas de aparecerem nos dentes. Em sua composição conta ainda com fluoreto de sódio, que previne cáries e auxilia no fortalecimento dos dentes. Essa é mais uma opção indicada para quem usa aparelho nos dentes. Não contém álcool.
6. Enxaguante Colgate Total 12 – Anti Tártaro
Esse enxaguante bucal Colgate Total 12 é uma opção para toda a família. Conta com uma fórmula que previne cáries, gengivite e a formação de placa. Sem ardência, esse enxaguante é uma ótima opção para quem busca refrescancia. Não tem álcool em sua composição e oferece 12 horas de proteção.
7. Listerine Cool Mint Zero Álcool
Com sabor de menta suave, esse enxaguante promete uma limpeza eficaz. Mais uma opção para quem deseja usar todos os dias, como nome já diz, não tem álcool. O Listerine Cool Mint Zero Álcool elimina até 99% das bactérias e tem ação contra formação de placas bacterianas e gengivite.
8. Enxaguante Bucal Colgate Plax Ice Infinity
Este enxaguante reúne as melhores funções. Oferece proteção por 12 horas, é livre de álcool e com sabor fresco, elimina o mau hálito. Antibacteriano e com flúor, reduz os germes e tem proteção anticárie.
Como usar enxaguante bucal?
A forma de uso mais indicada é apenas duas vezes ao dia. Mas é importante consultar com seu dentista para entender qual é a melhor forma de usar. Visto que cada opção de enxaguante apresenta composições e objetivos específicos.
Com o uso correto do enxaguante, e aplicando uma rotina de higienização é possível ter esses benefícios prometidos pelas marcas. O cuidado com a saúde bucal é tão importante quando outros cuidados com o corpo. A preço popular sabe disse, e por isso traz diversos conteúdos para você estar sempre informado, quanto a saúde e bem estar.
Hoje convidamos você a ler o post sobre coluna travada, o que causa e como aliviar. Até lá!